A vida na Rússia hoje
Esse ano de 2013 faz dois anos que estou aqui na Rússia e recebo sempre por correio eletrônico a seguinte pergunta: “Como é a vida na Rússia hoje?” Então hoje resolvi abrir um tema especialmente sobre esse assunto, visto que muitos brasileiros têm curiosidade em saber como é viver nessa terra misteriosa, onde muita coisa acontece. É normal a Rússia despertar muitas curiosidades aos brasileiros, pois, ficou por 80 anos, fechada a um regime comunista e socialista. A vida na Rússia hoje
a vida na Rússia hoje
O cotidiano a vida na Rússia hoje
Assim como no Brasil, aqui todo mundo acorda cedo para ir trabalhar. Os russos enfrentam filas, pegam transportes lotados em horários de picos. Isso tanto em São Petersburgo, onde no momento estou morando quanto em Moscou, pois, se tratam de cidades grandes. Lembro que às 17 horas fui tentar pegar o metrô aqui mesmo em São Petersburgo e para minha surpresa estava muito cheio, mesmo, assim como em São Paulo no horário de pico.a vida na Rússia hoje.
No inverno como que fazem para acordar cedo? Pois, essa é uma das questões que brasileiros fazem. O inverno aqui duro muito tempo, o fato é que nessa estação do ano escurece muito mais cedo, ou seja, às 16 horas já pode estar escuro e clareia lá para 10 horas da manhã. É estranho acorda 9 horas da manhã e ainda está escuro. É chato porque você levanta para trabalhar e está escuro, volta do trabalho e ainda continua como se o tempo não tivesse passado, e o sono fica o dia inteiro com você. Quanto a questão de ficar no ponto de ônibus esperando-o no vento frio do inverno com a sensação de que esta congelando, pois, os russos já estão acostumados com esse fato, isso já faz parte do cotidiano deles.a vida na Rússia hoje
Os transportes têm aquecedores dentro, mas não vamos esquecer quando o ônibus ou o bonde elétrico abrem as portas o vento que entra é muito gelado. Os russos afirmam ser cruel quando a temperatura está -20 graus e você está no ponto de ônibus esperando-o para ir trabalhar pela manhã. As pessoas levantam meia hora mais cedo no inverno para limpar a neve da madrugada que cobriu o carro. Isso acontece com muita frequência, pois, quando neva a noite inteira, você tem um trabalho em dobro, pois, tem que ir com a pá e limpar toda a neve e depois a que está no carro também, tenha ideia que a ela gruda no veículo, eles usam um certa escova especial para não chegar ao ponto de arrancar a pintura do mesmo.a vida na Rússia hoje
Quanto às leis trabalhistas diferem das nossas, eles não têm muitos direitos, mas também não tem muitos descontos. Os russos pagam o INSS deles caso que é muito mais barato do que pagamos no Brasil. A condução do transporte é negociada com a empresa, algumas empresas pagam tudo, outra a metade e outras o funcionário paga tudo(90% é assim que funciona). Por lei um funcionário que pede demissão tem que cumprir com o aviso que é de duas semanas. No Brasil muitas empresas incluem plano dentário, de saúde, etc. e uma porcentagem é descontado no salário, pois, aqui na Rússia não tem nada disso, dado que jamais vão aceitar descontar do pagamento deles, eles os preferem particularmente cuidarem desse assunto. O 13 salário é algo que não existe aqui também.
Foto abaixo é da carteira de trabalho russa:
A Saúde a vida na Rússia hoje
Eu mesmo precisei ir ao médico por aqui, entretanto, tem filas como no Brasil. Os russos também têm que esperar para serem atendidos, outra coisa é que pela manhã as filas são grandes. Por conseguinte o atendimento médico, por enquanto o que presenciei em São Petersburgo difere um pouco do Brasil. Aqui os médicos não passam nenhum medicamento sem antes mandar você fazer exame de sangue, pois, qualquer coisa é necessário faze-lo e tem que ser um completo. Depois é que ele vem passar o que você tem e que remédio é necessário tomar. Outra coisa que todos que forem à sala do médico para atendimento tem que usar um plástico no calçado, sem isso não entra. No Brasil o médico mal olha para você e já passa um diagnóstico sem mesmo ter examinado ou querer saber o que realmente você tem, aqui eu vi diferente, o especialista faz uma análise completa, se está com dor no pé da barriga, etc., na hora é exame ou ultrassom, pois, depende da situação.
Os russos têm um livrinho onde tem tudo registrado, desde do primeiro atendimento médico quando você nasceu até os dias atuais. Toda vez que precisar de atendimento médico esse livrinho é recolhido na clínica ou posto de saúde onde é registrado tudo. Cada bairro tem seu médico e esse atende em domicílio e isso é atendimento público. É claro que não é tudo perfeito, a Rússia não é um país de primeiro mundo, então eu já ouvi os russos falarem que nas aldeias a saúde é precária e o atendimento é péssimo.a vida na Rússia hoje
No mercado a vida na Rússia hoje
Aqui ninguém faz compras no mercado como no Brasil. Eu sempre brinco que no Brasil parece que vai haver uma guerra mundial e é preciso estocar comida. Os russos compram no mercado o suficiente para três dias e assim as filas nos caixas dos supermercados são rápidas. Imagina um brasileiro chegar na fila com dois carrinhos cheios de compras aqui na Rússia? Uma que vai ser um susto para todos, outra coisa que a caixa por si já é mal-humorada e vendo isso coloca para correr do local. Pois, é, eu não sei se mal de caixa de supermercado aqui, mas são muito mal-humoradas devido a vários fatores e um deles o baixo salário. Aqui ao contrário do Brasil todos, mas todos os estabelecimentos abrem nos finais de semana e todos saem para as ruas e ‘centros comerciais’ lotados, pois, sábado e domingo não fica ninguém em casa.
a vida na Rússia hoje
No verão
No verão os russos viajam muito e a cidade aqui em São Petersburgo fica completamente vazia. Vão para a Turquia, um dos locais favoritos dos russos, outros para o sul especificamente Sotchi onde o clima é tropical. Quem não tem muita grana para essas viagens ou preferem realmente ir para casinha da floresta, ou casa de campo resumindo em russo a famosa “datcha” e passam o verão inteiro fora da vida cotidiana da cidade grande, os russos sempre arrumam um meio para não ficar nas férias em casa, sempre há uma maneira para correr do cotidiano, pois, férias aqui resume-se em descanso e viajem.
A vida na Rússia difere sim, da vida no Brasil, pois, muitas coisas mesmo que chegam próximo do que venhamos a viver no Brasil, ainda sim, tem muitas que diferem um do outro. Cada um vive conforme sua realidade, pois, no Brasil vivemos conforme a nossa tanto quanto a clima, história e essa mistura de povos. Na Rússia a mesma coisa e a vida aqui podem parecer interessante para um brasileiro ou não, pois, isso vai depender de cada um. Tenha ideia que nem tudo para nós brasileiros que parece ser tão normal é a mesma coisa aqui na Rússia, pois, alguns temas ainda são tabus por aqui, pois, a educação aqui é outra.
Tem o povão na Rússia? — Tem sim, cada um com sua educação, pois, na cidade grande como em São Petersburgo o povo tem uma educação um tanto diferente de quem mora nas aldeias, pois, você indo para uma aldeia russa vai sentir uma certa diferença de quem é do centro, algumas coisas positivas e outras negativas. Eu já vi muita gente mal-educada e grossa com uma educação péssima, assim como também já presenciei pessoas com uma educação de admirar. Assim como os brasileiros os russos também são muito hospitaleiros, pois, sempre fazem um banquete para te receber em casa. Lembro que fui visitar uma conhecida e nunca vi um atendimento como aquele, pois, parecia que eu estava indo para um restaurante. Eles são muito hospitaleiros e realmente fazem você sentir-se confortável na casa deles. Como um brasileiro eu diria que tem muita coisa aqui que gostei e que me atraiu bastante nesse país, mas também tem muita que aborrece, como o fato de não ter nenhuma lei para proteger a mulher, pois, o homem pode dar na cara na rua e ninguém faz nada, nem mesmo a polícia. A vida na Rússia hoje; bom, não dá para colocar tudo aqui na postagem sobre (a vida na Rússia hoje), mas se faltou algo que você ficou com curiosidade ou dúvida, deixe em comentários ou mande um correio eletrônico clicando em contato.
Gosto dos comentários sobre a Rússia, pois apesar de ter ido a São Petersburgo e Moscou, o turista só conhece o que é para turista..Fico feliz em conhecer algo da cultura dos países que vou..