Republica do tartaristão Rússia
Quero compartilhar com vocês aqui no site fotos de uma linda cidade que pertence à Rússia e está na República do Tartaristão. A cidade dessa República é Cazã. Uma das cidades mais lindas da Rússia. O ‘kremlin’ do Cazã é um museu ao ar livre. Saindo de trem de Moscou são 11 horas e um voo leva uma hora e trinta e cinco minutos. A cidade de Cazã é encantadora não tenho palavras para descreve-la o quanto eu gostaria, pois, as fotos confirmam tudo.






Cazã é a capital da república do Tartaristão. É mais uma cidade muito antiga desse enorme país. A cidade está na beira do rio Vôlga. Isso mesmo o povo que nasci aqui são russos mas também tártaros. Hoje Tartaristão pertence à Rússia graças ao então temido Ivan o terrível que uniu Tartaristão com o Cazã a Rússia.

Teve um dia de chuva e frio devido o outono, mas mesmo assim não estragou o passeio perfeito por essa cidade magnifica.

A torre Suyumbike
Essa grandiosidade tem 58 metros de altura e é também conhecida como a torre em queda devido a sua pequena inclinação para o norte. Não se sabe o certo o ano de sua construção, mas sabe que nas escritas tem início no ano de 1777, porém antes de 1552 havia outra torre. A torre Suyumbike no início foi chamada de a torre do espinho.



Adoro as lendas e mitos que há sobre essas antiguidades. Tem algumas lendas que o povo jura que realmente aconteceu. Bom, mas a lenda que vou narrar aqui é sobre a princesa Suyumbike.
Quando Ivan o terrível visitou a cidade de Cazã ele ficou encantado com a beleza não somente da cidade e pela princesa Suyumbike, então pediu a mão dela em casamento. (Para ser mais sincero ordenou, pois, aqui Tartaristão já pertencia à Rússia, ou seja, já fazia parte da coroa russa. Lembre-se que foi o Ivan o ‘czar’ mais temido de todos os tempos da Rússia quem nas batalhas contra os tártaros uniu Tartaristão a esse enorme país). É obvio que depois de casados a princesa seria obrigada a deixar sua cidade natal e ir embora com ele para Moscou. Ela não queria isso, então para ganhar tempo pediu para Ivan construir uma torre alta para que ela viesse a subir e deslumbrar da beleza da sua cidade pela última vez. Ivan cumpriu com a promessa da torre na espera de que a princesa cumpra com a sua. Diz a lenda que a princesa subiu pela primeira vez na torre deslumbrou por um longo momento a visão de sua cidade, suspirou de angústia e pronunciou em voz alta (Como a Cazã é linda!) Depois disso ela se jogou do alto da torre.
Essa é uma de muitas outras lendas que envolve o local e a torre. Se é verdade eu não sei e para falar a verdade ninguém sabe, mas isso que é legal ninguém sabe. A torre é realmente fantástica e é um dos monumentos dentro do ‘kremlin’ de Cazã.

A Mesquita Kul Sharif
É outra obra da arquitetura por trás dos muros do ‘kremlin’ de Cazã. As torres são vistas de longe e é considerada a maior mesquita da Rússia e na Europa só perde para a mesquita em Istambul na Turquia.



Sua inauguração foi em 24 de junho de 2005 e teve um custo de 400 milhões de rublos. Esse dinheiro foi arrecado por doações dos tártaros e dos russos para reconstruir no local onde havia uma antiga já em ruínas.

A noite ela é incrível e muito. De longe parece até ser de brinquedo, mas de perto é enorme. A cúpula central tem 39 metros de altura.


O interior também não é nada pobre. Confira nas fotos abaixo o interior dela.


Catedral da Anunciação
Essa é uma catedral ortodoxa russa que está dentro do ‘kremlin’ do Cazã ao lado da mesquita que citei acima. Duas religiões uma ao lado da outra. Há espaços aqui para todos tanto para os muçulmanos quanto para os ortodoxos.


Essa catedral russa foi construída no início do seculo XVI e sofreu com seis grandes incêndios em alguns ela foi completamente destruída pelas chamas.
A rua Baumana
Toda cidade aqui na Rússia tem a rua que é o coração da cidade. Moscou é a rua Arbat. São Petersburgo é a rua Nievskiy Prospiekt. Em Cazã não difere, pois, a rua famosa e charmosa da cidade é a rua do título. Rua Baumana.




A rua Baumana tem 1885 metros de comprimento. É a rua mais antiga da cidade e a mais rica em monumentos históricos. Hoje ela é somente para passeios. No início por ela transitava carros e o bonde elétrico.

A carruagem da imperatriz Ecaterina está no centro da rua Baumana. É o símbolo em homenagem à imperatriz que ao visitar a cidade deixou de presente sua carruagem.

O passeio pela famosa rua do Cazã não pode passar sem uma parada para foto na famosa carruagem da imperatriz.

A torre Bogoyavlienskaya
Na rua Baumana

Essa linda torre está localizada justamente na famosa rua Baumana da cidade. Foi construída em 1897 e ela é o orgulho dos tártaros. Sua altura é de 74 metros.





Mais algumas fotos da rua Baumana:



Esse monumento na foto abaixo nada comum é uma panela. A primeira vez eu não entendi ao certo do que se tata depois que me explicaram ser uma panela. Os tártaros não gostaram desse monumento alegando que foi um trato muito grande e em vão. Houve até um abaixo-assinado para desfazerem dele, mas não deu certo.


Bom, o idioma local é claro que é o idioma russo. O russo é o idioma oficial da república do Tartaristão, mas há outro idioma falado pelos tártaros que é o idioma tártaro e você vai ouvir ele por aqui nas ruas e até mesmo na televisão. Se você me perguntar com o que esse idioma se parece. Tenha a ideia que não parece com nenhum idioma que já ouvi. Pode se dizer uma mistura de árabe, não sei, mas um idioma totalmente exótico.
Em tartaro é Çäkçäk . Em russo é Чак-чак. Em português é Tcháck- Tcháck

O que é Tcháck-Tcháck ? Nada mais é do que um doce típico da região e todo turista é obrigatório experimentar. Os russos falam que o verdadeiro e único é somente no Tartaristão e em nenhum lugar mais na Rússia. Esse é um doce tártaro de uma receita muito antiga. Se é gostoso? Muito e se você como eu adoro doces, pois se prepare você vai amar esse doce tártaro.


Tem Tcháck - Tcháck de chocolate:

Em uma das ruas indo para o ‘kremlin’ encontro uma catedral. Resolvi uma foto dela. Estava fechada e dentro não foi possível entrar.

Para encerrar encontrei um café próximo da rua Baumana. Esse café não é nada comum, pois se trata do café "friends". Uma réplica do seriado americano que fez sucesso até aqui no Tartaristão. Turistas entram nele somente para uma foto na réplica do sofá do seriado.

Até a próxima!