Morar na Rússia sem falar russo?

3 350x350 - Morar na Rússia sem falar russo?

Porque esse artigo “Morar na Rússia sem falar russo?” ? O motivo é pelos correios eletrônicos que recebo com essa questão. Marcus, é possível morar na Rússia sem falar russo? É possível sobreviver na Rússia sem falar o idioma? Eu consigo emprego sem saber falar russo? O inglês é o suficiente para morar/sobreviver na Rússia? São essas e muitas outras com o mesmo tema. Bom, o caso é o seguinte, pois pense na situação em que você precisa muito procurar um apartamento, por exemplo, em Moscou e você não sabe nada do idioma, entretanto é preciso conversar com o corretor e o dono do imóvel, discutir alguns pontos importantes, saber o bairro, os vizinhos, o local, etc. O inglês vai te Continue lendo!

As 10 palavras que você precisa saber na Rússia

ru 11 350x350 - As 10 palavras que você precisa saber na Rússia

São 10 palavras que você tem que saber se um dia pretende vir para a Rússia. São às 10 essenciais, mesmo se você vai vir somente para passar alguns dias. Essas palavras russas são usadas com frequência e todo estrangeiro tem que saber, não tem como. Não precisa falar russo perfeito se vier somente como turista, mas é bom saber as palavras magicas desse belo idioma. Vou falar somente de 10, porque é o suficiente somente para conhecimento de qualquer turista, lembrando que o idioma russo é muito rico em vocabulário e se formos colocar mais e mais não há postagem o suficiente.   1- здравствуйте A nossa primeira palavra é здравствуйте que é importante você saber, pois, se trata de um Continue lendo!

Os estrangeiros e o idioma russo

1 3 350x350 - Os estrangeiros e o idioma russo

Vamos falar aqui nesta postagem em como os estrangeiros vêem esse idioma, ou seja a impressão de pessoas de outros países quando o assunto é o belo idioma russo. Tenha ideia que o russo não é somente difícil para falantes do português, espanhol e etc, mas é tão complicado e difícil para um alemão, finlandês e a lista é grande. Como o russo é um idioma eslavo ele soa um tanto mais familiar para os falantes também de idiomas eslavos, mesmo assim não quer dizer que o russo é fácil para muitos deles. O russo e o polonês são considerados os idiomas mais complicados do planeta e os dois mais complicados do grupo de línguas eslavas. «Да нет, наверное» Essa Continue lendo!

Os sinais no alfabeto russo

01 1 150x150 - Os sinais no alfabeto russo

Eu recebi por e-mail perguntas referentes aos sinais. O que são sinais escritos? Como que se usa esses sinais? Para quem está começando o contato com o idioma russo e está a aprender esse alfabeto, ou simplesmente curiosidade, tem essa dúvida referente a sinais escritos no idioma russo. No alfabeto russo existem dois sinais escritos Ъ e Ь, a diferença entre eles é duro e brando e estão no alfabeto desde do início, pois criação dos irmãos Cirilo e Metodio. Bom, para você entender vamos falar primeiro do sinal duro Ъ. Sinal duro Ъ, que em russo твёрдый знак. É a 28ª letra do alfabeto russo. Esse sinal serve simplesmente para deixar a consoante ou vogal diante dele dura. Primeiro entenda Continue lendo!

Algumas expressões russas

Apple elephant fly lalala news350 150x150 - Algumas expressões russas

Olá meus caros leitores aqui do Blog um brasileiro na Rússia! E a copa do mundo logo vai estar aí e todos ansiosos já estão me perguntando se eu estarei na Rússia na copa de 2018? Não vou afirmar se vou estar ou não na Rússia na copa, espero deixar as coisas acontecerem conforme tem de acontecer se for para estar aqui na Rússia em 2018, pois vou estar, então ainda não sei, mais ainda vamos falar da copa de 2018 aqui no nosso Blog, isso e certeza. Então, vamos falar do assunto desse post que é sobre as expressões russas. Bom, hoje quero falar de algumas expressões muito utilizadas aqui na grande Rússia e que uma hora ou outra Continue lendo!

O genitivo plural em russo

19 150x150 - O genitivo plural em russo

Bom, eu já falei aqui do caso nominativo, prepositivo, acusativo e genitivo. Hoje quero tratar com você do caso genitivo, mas quero falar sobre o plural dele, pois vem mais terminações para você aprender. Eu sempre digo que no idioma russo não existe somente seis casos de declinações, uma vez que seis casos se contarmos somente com o singular e suas terminações, mas o fato é que no plural tem suas próprias terminações, sendo assim somando tudo se fossemos contar pelas terminações são doze casos. Não se assuste com isso, pois tem idiomas que tem muito mais casos, como os idiomas urálicos (finlandês, estoniano e húngaro). Muitos falam: “Marcus, como pensar com todos esses casos e todas essas terminações numa frase?!” Primeiro Continue lendo!

Construções em russo com o genitivo

08 1 150x150 - Construções em russo com o genitivo

Eu já comecei a serie sobre o caso genitivo aqui no Blog, ou seja serão várias postagens abordando sobre cada caso russo. Somente clicar no linque abaixo se você ainda não viu!  O caso russo genitivo. Agora vamos ver algumas construções no idioma russo que usa especialmente o caso russo genitivo. São construções bem diferentes do português. A primeira construção com o caso genitivo é a seguinte: Não se esqueça: O caso nominativo = именительный падеж O caso genitivo = родительный падеж Essa construção russa é usada quando queremos expressar que temos alguma coisa. Veja os exemplos abaixo com muita atenção: Bom, essa mesma construção só que agora no negativo, ou seja, vamos ver uma modificação nessa construção. Veja baixo Continue lendo!

O caso prepositivo em russo.

05 150x150 - O caso prepositivo em russo.

Esse caso em russo também conhecido como locativo é sempre seguido de uma preposição isso é fato. Por isso o nome desse caso já diz tudo, ou seja prepositivo. Algumas preposições do idioma russo exigem o caso prepositivo. Esse é um caso do idioma russo muito simples também, não tem nenhum bicho de sete cabeças com o caso prepositivo. O caso prepositivo responde ás perguntas: О ком? (A respeito de quem? A cerca de quem?)  О чём? (A respeito de que? A cerca do que?)  В ком? (Em quem?)  В чём? (Em que?) Como você pode ver as perguntas que respondem nesse caso também estão acompanhadas de alguma preposição. O caso prepositivo ele é para indicar quando algo ou alguém Continue lendo!

O caso nominativo russo

15 1 150x150 - O caso nominativo russo

O caso nominativo em russo é o caso mais simples e não tem segredo nenhum. Podemos afirmar que esse caso gramatical russo é a forma como você vai encontrar a palavra, ou seja o substantivo nos dicionários, tanto em gênero como em número. Exemplos: Todas essas palavras acima estão no caso nominativo singular e plural, ou seja é dessa forma que você vai encontra-las em qualquer dicionário russo. Preste atenção que em russo não existe artigo, tanto definido quanto indefinido. Дом – aqui não tem artigo, pois traduz para o português (a casa). Дома – (as casas). “A silaba tônica esta no -ma.” Что это? O que é isto? A palavra что significa o que é. Sempre utilizada para seres não vivos, objetos etc…. O pronome demonstrativo это significa isto, Continue lendo!

Algumas consoantes do idioma russo

28 150x150 - Algumas consoantes do idioma russo

Bom, esse post aqui no blog é mais uma dica para você que está aprendendo esse belo idioma russo. As consoantes no alfabeto russo são de importância gigantesca para uma pronuncia correta. Como se pode ver na imagem acima destaquei as consoantes que vamos falar aqui para esclarecimentos maiores e que você venha ser entendido sem dificuldades quando for conversar em russo. Para começar vamos falar da pronuncia de duas consoantes abaixo. A letra M tem o mesmo som da nossa letra M. A letra Н no alfabeto russo corresponde ao som do nosso N. Bom, até aqui está tudo, ok.😏 Por que falar de duas letras cujo os sons tem em ambos os alfabetos? Quando em alguns anos atrás Continue lendo!