Minha vida na Rússia hoje

1 2 - Minha vida na Rússia hoje

Hoje quero falar de minha vida aqui na Rússia, porque eu sempre recebo por e-mail perguntas quanto a esse assunto. “Marcus Diego, você mora onde na Rússia? Como você faz para lidar com o clima frio na Sibéria? Como é morar tão longe do Brasil? Como é trabalhar junto com os russos e ainda mais na Sibéria?” E são essas e muito mais perguntas? Agradeço muito a vocês leitores que sempre acompanham as postagens aqui do Blog e usam o e-mail para entrar em contato e tirar dúvidas, pedir ajuda com o idioma, etc. Adoro esse meio de contato, uma vez que posso entender o que os leitores querem saber e aprender por aqui. Sempre que é possível eu respondo a todos os e-mails que recebo. minha vida na russia hoje

DSC03333 - Minha vida na Rússia hoje

Quem acompanha aqui o Blog sabe que no momento estou morando na Sibéria na cidade russa de Novosibirsk? Ela fica há 4H30M de Moscou num voo direto. Como é a vida por aqui de um brasileiro vamos saber mais adiante?minha vida na russia hoje.

Novosibirsk:

Aniversário da cidade de Novosibirsk

Aniversário da cidade de Novosibirsk Hoje é dia 24 de junho e a cidade siberiana...

A vida na Siberia

A vida na Siberia "Sibéria." É interessante quando se ouve a palavra Sibéria no Brasil, as...

O metrô em Novosibirsk

O metrô em Novosibirsk Hoje esperando o metro aqui na cidade de Novosibirsk, pensei que...

Monumento da glória em Novosibirsk

Monumento da glória em Novosibirsk Monumento da glória está localizado na Sibéria justamente na cidade...

Bom, mais voltando ao tema dessa postagem. Morar em Novosibirsk é abrir espaço para grandes descobertas e conhecimentos e é isso que gosto por aqui como muitas outras coisas. Os siberianos são um povo mais amigável, sorriem mais, e sempre vejo alguém ajudando o outro que está com alguma dificuldade. É obvio serem todos russos e aqui o único idioma é o "russo". Comparando com São Petersburgo, onde morei por quase 3 anos eu afirmo quando o assunto são as pessoas que há certa diferença. O povo eu diria,por enquanto aqui em Novosibirsk passou-me essa impressão. minha vida na russia hoje.

5 3 - Minha vida na Rússia hoje

Gostei dessa cidade e é um dos motivos por eu estar aqui. O clima é com muito frio no inverno e muito calor em julho e agosto no verão. Eu sempre recebo questões como faço para lidar com o inverno siberiano. Você acostuma, pois, não tem escolha, e esse ano em janeiro foi muito gelado com temperaturas que chegaram a -51 graus a noite. Cheguei até postar uma foto da manhã com -42 que estava pronto para ir trabalhar e nesse mesmo dia a noite exatamente caiu para -48. Sim é frio demais e nada agradável porque dói todo o corpo, mas é uma aventura e aqui é Sibéria, ou seja, eu já sabia onde fui parar. Você pode ver na foto abaixo quando eu saí para trabalhar aos -42 graus somente com os olhos descobertos. minha vida na russia hoje.

4 3 - Minha vida na Rússia hoje

18 2 - Minha vida na Rússia hoje

A foto abaixo é da sacada do meu prédio quando o inverno só começava:

45478342 962613977259925 488282659944923136 n - Minha vida na Rússia hoje

Gosto muito de passear pela cidade, porque ao entrar em alguma rua do centro você pode encontrar casas de madeira antigas e preservadas como na rua mais antiga de Novosibirsk.

IMG 20190310 125753 - Minha vida na Rússia hoje

6 4 - Minha vida na Rússia hoje

8 3 - Minha vida na Rússia hoje

7 3 - Minha vida na Rússia hoje

Outras questões que recebo sobre a minha vida na Rússia é com relação ao trabalho. Não, não foi difícil conseguir trabalho por aqui. Fui em duas entrevistas de emprego e as duas chamaram-me. Igual no Brasil ligam-lhe vai até o local preenche uma ficha com os seus dados e passa por uma entrevista. É óbvio que a surpresa quanto um brasileiro fazendo entrevista é enorme, pois, nenhum siberiano espera e sempre farão mil e umas perguntas o por que morar aqui, etc. Quanto a questão sobre preconceito, xenofobia para conseguir emprego. Posso afirmar que não vi nada disso por aqui e, aliás, nem em São Petersburgo ou em outra cidade onde já estive aqui na Rússia. No ambiente de trabalho vai lidar com pessoas de diferentes educação e é claro com outros costumes como em todo o lugar. Lembro até hoje a minha entrevista com a minha futura chefe em como foi divertida, pois, ela nunca tinha entrevistado um brasileiro e queria aprender muita coisa sobre o Brasil. Os colegas de trabalho querem tirar fotos e aprender muita coisa sobre o Brasil. minha vida na russia hoje...

9 3 - Minha vida na Rússia hoje

Um dos locais que gosto de passear por aqui na folga é pelo parque do memorial da Segunda Guerra Mundial onde esta em exposição livre a maquinaria da URSS. Está exposto para todos e não precisa pagar nada. No domingo as crianças fazem a festa.

10 4 - Minha vida na Rússia hoje

11 3 - Minha vida na Rússia hoje

12 3 - Minha vida na Rússia hoje

Novosibirsk não é uma cidade cara para viver. Aqui se você trabalha consegue viver normal sem complicações, mas sem luxo. Os preços nos mercados são mais em conta comparado com a caríssima capital russa. Aqui encontra tudo no mercado, até mesmo produtos do Brasil, Argentina e de muitos outros locais. Como eu já falei em outras postagens sobre essa cidade, ela é uma cidade grande e a terceira maior de toda a Rússia o que significa muita coisa.minha vida na russia hoje

13 2 - Minha vida na Rússia hoje

Aqui tem tudo, então não tenho como não gostar de morar por aqui. Aprendi a lidar com o rigoroso inverno. Aprendi a lidar com costumes e uma cultura diferente. Cada dia aprendo muito e muito mais. Rússia já é outro mundo para um brasileiro, mas a Sibéria nem preciso falar. Aqui posso andar na rua, despreocupado quanto a segurança, pois, essa é uma das coisas que no Brasil não tem. Ninguém vai colocar um revólver na sua cabeça e exige a sua carteira, celular e etc como acontece constantemente no Brasil. Gosto da qui. É um dos meus locais favoritos da grande Rússia.

17 2 - Minha vida na Rússia hoje

Nem é preciso geladeira para gelar a cerveja, basta colocar por alguns minutos na sacada e está pronto! minha vida na russia hoje

14 2 - Minha vida na Rússia hoje

A primavera mal começou e já fomos para a floresta fazer churrasco e passar uma tarde maravilhosa. O caso é que ainda está muito frio na floresta com +5 graus, entretanto, no local a sensação é -1 grau. Não deixamos o frio atrapalhar e mesmo assim descansamos e fizemos o churrasco e depois fomos até o lago, somente olhar porque entrar na água ainda está muito cedo.minha vida na russia 

2 5 - Minha vida na Rússia hoje

16 2 - Minha vida na Rússia hoje

3 3 - Minha vida na Rússia hojeSe você tem perguntas também sobre a Rússia, Sibéria? Deixe em comentários ou faça como muitos leitores aqui do Blog escreva um correio eletrónico que respondo assim que possível.minha vida na russia hoje

Até a próxima!




Gostou?! Então compartilhe!!!

21 thoughts on “Minha vida na Rússia hoje”

  1. Obrigado ,gostei muito da cidade gostaria de saber mais ,sobre essa linda cidade.

  2. Estou adorando ler seus comentários sobre a Rússia.
    Eu estive em Moscou e em São Petersburgo, em 2019, era um sonho que realizei.
    Tenho um sobrinho que foi casado com uma moça de Novosibirsk, eles têm um menino de 3 anos ,o casamento acabou, acho que foi por causa do frio.Lol..

  3. Estive na Rússia durante a Copa do Mundo em 2018. Para mim foi uma surpresa agradável quando passei por Novosibirsk, que mescla oriente com ocidente

  4. Estive na Rússia durante a Copa do Mundo em 2018. Para mim foi uma surpresa agradável, a começar por Moscou, onde as estações de metrô por si só, já é uma atração turística. Passei por sua cidade quando fui até Vladivostok pela Transiberiana (trem que liga São Petersburgo/Moscou até Vladivostok), Novosibirsk é a Capital siberiana na Rússia, cortei a cidade de trem (ela é muito bonita), com um mescla de ocidente e oriente.

  5. Para morar e trabalhar é preciso o RVP РВП. РВП da o direito de morar, trabalhar, votar até mesmo abrir seu próprio negócio na Rússia. Consegui lo não é fácil, mas é possível.
    Para área de informática há sempre oportunidades na Rússia.

  6. Olá, Andrey

    Trabalho no escritorio de estatistica de uma clinica da prefeitura da cidade!

  7. Legal! Já pensei em dar um pulo por esses lados, dizem que é muito bonito! Pode deixar, quando for por ai vou lembrar…. )))))

  8. foi tranquilo conseguir visto de trabalho? Sabe dizer como esta o mercado para técnico em informática, por aí?

  9. Bacana sua história, o clima difere bastante do clima daqui da Criméia. Aqui onde moro o verão tb é bem quente, mas o inverno é bem mais ameno. Quando pensar em tirar umas ferias, dê um pulinho por aqui, vai ser muito bacana conversar com vc e ouvir o seu russo tb. Abs! )

  10. As leis russas são outras. Se fala russo já é um passo enorme para cidadania, mesmo assim tem sua burocracia.

  11. Olá, como vai? Fantástica cidade. Sobre a pesquisa, foi muito legal. Faço contato em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *