Minha vida em Moscou hoje

Moscou é uma capital como qualquer outra. Tem muita gente, “stress” de cidade grande e a correria. O que não difere de São Paulo, Nova Yorque e outras capitais pelo mundo. Contudo, essa capital é charmosa é bela e tem uma atmosfera única, pois isso difere de outras capitais. É claro que nela tem muita coisa que você vai gostar e tem muita coisa que você pode não gostar, mas isso é obvio vai de cada um.

19 - Minha vida em Moscou hoje

3 - Minha vida em Moscou hoje

18 scaled - Minha vida em Moscou hoje

8 - Minha vida em Moscou hoje

4 - Minha vida em Moscou hoje

Minha mudança para Moscou foi bem no meio da confusão do Coronavírus. Fiz muitos voos de Novossibirsk para cá e encontrei a capital desse gigante país completamente deserta nos tempos de isolamento. Metro, praça vermelha estavam completamente desertos uma ou outra pessoa nas ruas. As fronteiras estavam fechadas, pois, turistas estrangeiros somente os que já moravam por aqui ou que ficaram presos sem poder sair do país. Cheguei a ver o grande e sempre lotado aeroporto de Domodedovo completamente vazio nessa época.

20 - Minha vida em Moscou hoje

22 - Minha vida em Moscou hoje

E a famosa praça vermelha também vazia:

1 - Minha vida em Moscou hoje

2 - Minha vida em Moscou hoje

Fique por dentro clicando nos linques abaixo:
Eu consigo entrar na Rússia hoje?

Bom, mas o que todo mundo mais pergunta é sobre trabalho, pessoas e saúde pública. Eu particularmente gosto bastante de como em Moscou tudo é muito rápido, pois trabalho tem e com salários que da para sobreviver por aqui e ainda mais se você tem especialização e mesmo você sendo estrangeiro, entretanto se você tem a permissão de moradia e fala russo você não tera problemas para conseguir trabalhar aqui. Com uma semana em Moscou e duas entrevistas eu já estava empregado. Há vagas até mesmo para quem fala  inglês não deixando de lado que em todo caso vai precisar do idioma russo, mesmo que seja somente o  básico para quem fala inglês, pois estamos falando da capital e inglês aqui é bem-vindo. Lazer tem para todos os tipos e gostos e isso não somente no centro da cidade, mas eu refiro-me aos arredores onde há palácios e outras atrações. Os preços nos mercados é mais alto do que em Novossibirsk na Sibéria? Sim, é mais alto devido ao custo de vida da capital e os salários serem maiores, mas mesmo assim a diferença não é monstruosa e às vezes o mesmo produto está com preços iguais.

27 scaled - Minha vida em Moscou hoje

26 - Minha vida em Moscou hoje

23 - Minha vida em Moscou hoje

24 scaled - Minha vida em Moscou hoje

25 - Minha vida em Moscou hoje

O transporte em Moscou é dez vezes melhor do que em muitas outras cidades russas, visto que você não precisa se preocupar se você achou emprego do outro lado da cidade. Acredite locomover-se na capital russa é muito fácil e sem problemas com o transporte publico. É claro que se você não quer usar o transporte publico e quer ir de carro, dai você vai estar preparado para o trânsito. O fato que aqui 90% usa o metro para ir para algum lugar no cantinho dessa cidade. O metro é o meio de transporte mais usado  por aqui e facilita muito a vida dos moscovitas. Em cada canto  tem uma estação de metro. E não vamos deixar de comentar que as estação de metro na Rússia e principalmente em Moscou é um luxo. No início você terá a sensação de que está em um museu e não em uma estação de metro.

10 - Minha vida em Moscou hoje

9 1 - Minha vida em Moscou hoje

11 1 - Minha vida em Moscou hoje

É claro que não é somente o metro, mais há outro meio de transporte muito usado por aqui que é o "tramvay", ou seja, o bonde elétrico. Apesar que no escritório onde trabalho tem três estações de metro próximo, entretanto eu uso com frequência o tramvay por passar em frente de casa.

29 - Minha vida em Moscou hoje

28 - Minha vida em Moscou hoje

O atendimento médico na capital é melhor e muito  rápido em comparação com outras cidades onde já morei por aqui. Em qualquer lugar da Rússia para você usufruir do atendimento médico gratuito é preciso adquirir apólice de seguro que é grátis e com ela você pode ser atendido gratuitamente. Nesse caso você precisa ter a permissão de moradia na Rússia.

12 - Minha vida em Moscou hoje

 

Bom, a diferença do povo daqui e de outros locais onde já morei na Rússia? O povo em Moscou por mais que falem serem moscovitas, pois acredite a maioria não é daqui, ou seja, não nasceram aqui muitos vieram de outras cidades russas e aqui ficaram e hoje afirmam serem moscovitas, mas não é bem assim se formos investigar ao fundo. O povo aqui é muito mais frio, arrogante e constantemente reclamam muito dos imigrantes, mas não generalize, por conseguinte não se esqueça que estamos falando de pessoas. Essa é uma diferença muito grande que senti de Novossibirsk na Sibéria. Os russos por si não cumprimenta a pessoa se não a conhecem, pode até acontecer, mas acredite é algo raro de se ver. Em Novossibirsk eu ocasionalmente via alguém cumprimentar tanto um ao outro no elevador ou em algum outro lugar. Em Moscou é a coisa mais rara que você pode ver. No elevador você pode dar mil e um "bom dia!" e raramente vai ter uma resposta o que em Novossibirsk, por exemplo, sempre há uma resposta.  Constantemente em Moscou você vai ouvir eles reclamarem dos imigrantes que vem para cá trabalhar são o pessoal dos países vizinhos como Uzbequistão, Quirguistão e muitos outros países fronteira onde a moeda deles vales muito menos e compensa trabalhar aqui e mandar dinheiro para sustentar a família que ficou lá. O fato é que esses imigrantes aceitam um salário duas vezes menor do que um russo para trabalhar nas estradas, construções e resumindo o trabalho pesado. Esse pessoal sofre e muito preconceito e racismo por aqui. Eu já vi muito em Moscou esse pessoal sofrerem isso  por parte dos moscovitas. Se você é brasileiro e fisicamente você parece com o pessoal desses países, pois a chance de você sofrer algum preconceito em Moscou é grande. Tudo pela ignorância de julgar você pela aparência. Pare e pense, você precisa se concentrar nisso? É claro que não, pois aproveite a cidade e ignore isso, pois imagine como uma pessoa assim é tão infeliz e isso é um problema dela e não meu ou seu. Se estiver em Moscou aproveite cada minuto nessa cidade maravilhosa e encantadora sem prestar atenção nessas peculiaridades que não levam a nada.

Moscou é encantadora e ainda mais no ano novo onde a cidade fica linda e o centro dela é incrível.

5 - Minha vida em Moscou hoje

6 - Minha vida em Moscou hoje

7 - Minha vida em Moscou hoje

Outra coisa boa de morar em Moscou é o fato de estar próximo da Europa. Um voo, por exemplo, para Veneza  é três horas  e tem até locais que da para ir de trem saindo direto da capital russa.

Moscou é uma cidade muito grande e como toda cidade grande tem espaço para todos e possibilidade para todo mundo.

17 - Minha vida em Moscou hoje

13 - Minha vida em Moscou hoje

15 scaled - Minha vida em Moscou hoje

14 - Minha vida em Moscou hoje

16 - Minha vida em Moscou hoje

Apesar de o assunto ser sobre a capital e ainda mais a capital do maior país, pois me sinto muito seguro em Moscou como em outras cidades russas. Segurança é muito importante, acredito eu. Em São Paulo sempre medo de sair do caixa eletrônico com dinheiro ou ter que esconder a carteira para não ser assaltado. Não, isso não tem por aqui, pois você pode sair do banco com dinheiro na mão contar dinheiro na rua e ninguém vai apontar a arma para você. Assalto é a coisa mais rara de acontecer por aqui. Não estou aqui afirmando ser 100% seguro, mas que você pode tranquilamente andar nas ruas sem se preocupar com assalto é um ponto muito importante.

O inverno em Moscou não chega a ser tão exagerado como na Sibéria, apesar que adoro o inverno siberiano. As temperaturas sempre entre -5 a -15 graus. Pode acontecer de chegar aos -20 e -30, mas é raro e quando acontece é um dia ou dois. Nem preciso dizer que a capital vermelha fica mais linda ainda com o branco da neve por toda parte.

36 2 scaled - Minha vida em Moscou hoje

30 - Minha vida em Moscou hoje

31 - Minha vida em Moscou hoje

33 - Minha vida em Moscou hoje

34 1 - Minha vida em Moscou hoje

No primeiro ano morando em Moscou teve dois dias de janeiro que a temperatura caiu para os -31 graus. Esse ano (2022) ainda não caiu tanto assim o mínimo foi -15 graus, mas constantemente a temperatura sobe.

35 scaled - Minha vida em Moscou hoje

Até a próxima!
Gostou?! Então compartilhe!!!
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
Todos os comentarios
João alves
João alves
3 meses atrás

Vontade conhecer Mor vou, lembro a música Noites de Moscou.