A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Vamos continuar com a nossa viagem do outro lado do mundo no Extremo Oriente próximo do Alasca, Japão e Coreia. Por mais que eu more aqui e  viajo por esse gigantesco país, eu vou ser sincero eu não paro de me surpreende com as diferenças de culturas, povos, historias, muito e muito mais... Ele é tão gigante que da capital até ao Extremo oriente leva de 7 á 10 horas em um voo direto e dependendo da cidade que se encontra  por esses lados. É muita coisa! Adoro isso e eu sei que você um "russomaniaco" assim como eu, adora tudo isso  e nem precisa ser um "russomaniaco", mas um admirador desse país enorme. Nas postagens anteriores eu tratei de Vladivostok e de Magadã que estão no Extremo Oriente. Hoje quero compartilhar com vocês um passeio na maior ilha da Rússia. É isso mesmo que você está lendo, pois, essa é a maior de todo o país. Essa ilha faz divisa com o Japão e o nome dela é Sakhalinsk e a parte sul dela onde está a capital e o maior número de habitantes é Iujno-Sakhalinsk, pois a palavra IUJNO - ЮЖНО significa sul, ou seja, em português Iujno-Sakhalinsk (Sakhalinsk do sul). Observe na imagem abaixo no mapa.

brasileironarussia 2 1 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Você constatou na imagem acima que a ilha está entre o mar de okhotsk e do outro lado o estreito de Tatarsk e abaixo o mar do Japão. Agora na Imagem abaixo veja onde está o Japão e a cidade que tratei no post anterior Vladivostok e Iujno-Sakhalinsk (Sakhalinsk do sul):

brasileironarussia2 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Eu sublinhei com um círculo  onde está Iujno-Sakhalinsk (Sakhalinsk do sul) para vocês terem uma ideia de onde exatamente fica a parte mais habitável da ilha.

Um voo direto de Moscou até Iujno-Sakhalinsk (Sakhalinsk do sul) é 8h 45 m. São 9 313 km da capital russa. Uma passagem aérea fica em torno de 10 000 á 15 000 rublos em real 698,05 á 1047, ou seja, 132,05 á 173,09 dólares.

brasileironarussia 0 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Bom, pessoal para vocês terem ideia nessa ilha cerca de 3000 anos já havia um povo na parte sul conhecidos como Ainus. Os arqueólogos encontraram restos mortais que provam que a ilha já era habitada nessa época, pois era um povo que vivia da caça em um tempo frio e severo onde essa região era completamente congelada. Não é atoa que encontraram mamute nas escavações na cidade de Magadã que não está tão distante da ilha.

Ainus são um grupo étnico indígena do Japão (Hokkaido e historicamente Tohoku) e da Rússia (ilhas Curilas, Sacalina e Kamchatka).

Na parte norte da ilha os Nivkh um grupo étnico indígena que habita a metade norte da Ilha Sakhalin e a parte inferior Rio Amur.

Os primeiros a pisarem os pés na ilha foram os japoneses em 1635 e depois dessa expedição adicionaram essa parte sul da ilha no mapa japonês e deram o nome dela de "karafuto".  Os povos Ainus chamavam essa parte sul da ilha de Kamuy-kara-puto- ya-mocir. Nome longo, não é mesmo! Os japoneses então resolveram encurtar para karafuto.

brasileironarussia1 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia12 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia 7 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia8 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia9 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Bom, Marcus Diego e onde entra aqui os russos na história? Então, tudo começou em 1640 o  desbravador russo Vassiliy Poiarkov ficou sabendo que ao leste da Sibéria havia terras não descobertas ainda pelos russos. Os moradores do Taiga afirmavam haver uma ilha depois do rio Amur e o povo das aldeias ao redor do rio Amur chamavam essa ilha de Sakhalin que vem de uma expressão do idioma local Sakhalin- Ulla que significa "as rochas do rio negro".

brasileironarussia13 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia14 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Eu já falei aqui no site de outras duas cidades no Extremo Oriente confira no linque abaixo:
Magadã do outro lado do mundo

Os russos pisaram os pés na ilha pela primeira vez em 1650 na parte norte dela. Nessa época a parte sul da ilha já estava sendo explorada pelos japoneses. Por muito tempo os japoneses não faziam a mínima ideia que na parte norte estavam os russos e os russos não faziam a mínima ideia que na parte sul estavam os japoneses e foi assim por muito tempo. O fato que nenhum deles faziam ideia se era realmente uma ilha ou se era uma península. E isso que tanto os russos quanto os japoneses vindo de Hokkaido nadavam para ilha para vender seus produtos aos povos locais. Resumindo tudo ficou esclarecido em 1849.

brasileironarussia45 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Depois disso começou haver alguns conflitos entre eles, pois em 1855 foi assinado um tratado entre ambas as partes em que a ilha pertencia tanto aos russos quanto aos japoneses. Dividiram a ilha? Não foi possível, pois sim! Tiveram a ideia de dividir a ilha metade para um e outra metade para outra parte, contanto houve muitos desentendimentos ao tentar dividi-la. Em 1875 foi assinado um acordo conhecido como o "acordo de São Petersburgo", em que a ilha seria explorada somente pelos russos, visto que os japoneses já conquistaram a ilha de Hokkaido e para não haver confrontos a Rússia doou para o Japão as ilhas Kuril. Constate na imagem abaixo:

brasileironarussia2 2 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Nessa mesma época a Rússia já começou a levar para Sakhalin prisioneiros para trabalharem na exploração do carvão. Esses prisioneiros eram considerados os mais perigosos do país e muitos deles já estavam condenados a morte. Os russos exploraram a ilha em paz quase 30, anos. A igreja ortodoxa evangelizou no local, de modo a levar o povo da ilha para a religião ortodoxa russa o que não deu muito trabalho. Ao contrário do Japão os russos não proibiram o povo nativo de realizarem suas tradições, etc. o Japão proibiu com castigos e até mesmo com pena de morte.

brasileironarussia42 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia43 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia44 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Bom, mais tudo mudou depois da guerra entre o Japão e Rússia. Não se esqueça que o Japão e a Rússia entraram em guerra no início do seculo XX. O fato é que a Rússia foi derrotada nessa guerra e depois dela a parte sul da ilha voltou para os japoneses. Os japoneses exigiram a ilha inteira, o que não é surpresa, dado que eles podiam exigir a parte norte dela, entretanto a Rússia conseguiu com muita luta ficar com a parte norte. Sendo assim os russos localizados na parte sul foram expulsos para o norte e ela voltou ao seu nome "Karafuto". Os japoneses mais uma vez proibiram o povo nativo do local seguir com sua cultura, tradições e idioma, sendo que o objetivo era transformar Karafuto em um Japão. As coisas não ficaram tão simples assim, pois para o Japão somente a parte sul era pouco e ocuparam gradualmente a parte norte visando toma-la dos russos. Renomearam as ruas, incluíram suas leis e essa ocupação durou 5 anos. Em 20 de janeiro de 1925 o Japão e então URSS assinaram um acordo conhecido como o" acordo de Pequim" onde estava bem claro que o Japão tinha até o dia 25 de maio para deixar a parte norte da ilha. A foto abaixo é deles deixando a parte norte:

brasileironarussia1 1 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Em 1945 depois da vitória sobre os alemães a URSS voltou sua atenção para a parte do Extremo Oriente. Depois da derrota dos japoneses em 25 de agosto a ilha inteira ficou sobre o poder da União Soviética. Tudo que era dos japoneses na parte sul foi rapidamente destruído e ruas renomeadas. Na primavera de 1947 uma grande massa de japoneses voltaram de vez para o Japão. Até agosto desse mesmo ano retornaram para o Japão mais de 124 mil pessoas e muitos deles não eram japoneses e sim povo nativo local (Ainus) que desde 1933  adquiriram a nacionalidade japonesa. No final de 1940 restou cerca de cem pessoas nativas da ilha do grupo indígena Ainus. Ainus não tinham a nacionalidade reconhecida pela União Soviética e era proibido marcar essa no passaporte. O último Ainus cometeu suicídio em 1960.

Esse foi um pedacinho da história dessa incrível ilha que hoje pertence à Rússia. Muitas historias de invasão, conflitos e guerras.

Agora vamos constatar a ilha hoje, pois esse pedaço de terra com uma rica história tem muito o que mostrar. A foto abaixo é do museu construído em 2017 e chama-se o museu da vitória com exposição da guerra e conflitos entre a Rússia e Japão, e exposição do povo local.

brasileironarussia 1 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia 3 scaled - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia16 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Abaixo vocês vão ver fotos da praça conhecida como a "praça da Glória" que foi inaugurada em 1980 em homenagem à vitória sobre a Segunda Guerra Mundial.

brasileironarussia10 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia38 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia36 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia37 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

E em Iujno Sakhalinsk tem outra  praça  que é muito visitada pelos turistas no local, pois se trata da praça do Lenin que está no centro da cidade. No local onde está o monumento do Lenin era um cemitério do povo local, mas quando essa parte da ilha pertencia ao Japão foi construído uma fábrica de Saquê.

brasileironarussia11 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia35 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia11 1 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia34 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Passeando pela ilha não tem como não reparar na catedral ortodoxa russa e essa é a principal da ilha.

brasileironarussia 8 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia 4 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Essa catedral foi inaugurada em 2016. É nova não é mesmo! Isso não tira  o fato de ser a catedral principal da ilha. Sua altura é 77 m e cabe 1000 pessoas.

brasileironarussia5 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia 5 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

E há outra igreja ortodoxa na ilha é claro:

brasileironarussia24 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Um passeio pelas ruas de Iujno Sakhalinsk.

brasileironarussia9 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia22 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia30 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia19 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia20 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia25 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia26 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia28 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia29 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

As fotos abaixo é do museu do "estudo da região". Nesse museu tem exposição de antiguidades achadas pelos arqueólogos tem exposição de plantas e muito mais. Ele foi, na verdade, construído em 1937 pelos japoneses. Depois da expulsão deles da ilha o prédio ficou em poder da URSS e hoje tem mais de 170 mil objetos. É um museu muito rico e é obrigação visita-lo se estiver na ilha.

brasileironarussia41 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia40 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia39 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Mais fotos de Iujno Sakhalinsk:

brasileironarussia23 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia15 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia17 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia18 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia21 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

O inverno nessa ilha nem preciso falar que é com muita tempestade de neve. Ao redor somente, água o que faz que a sensação térmica seja bem abaixo de 0, mas o mês mais frio na ilha é janeiro chegando aos -15 graus e o mês mais quente é agosto aos +20 graus. Como é uma ilha venta muito e então se prepare para se agasalhar bem antes de sair pelas ruas?

brasileironarussia59 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia51 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia52 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia53 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia55 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia56 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia57 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia58 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

A foto abaixo é do nascer do sol do outro lado mundo. A diferença de horário entre o horário de Brasília é -14 horas enquanto em Brasília é 15 h  em Iujno Sakhalinsk é  05 horas da manhã. Um nascer do sol de inverno na ilha Iujno Sakhalinsk. Bem provável que quando estava tirando essa foto muitos de vocês estavam voltando do trabalho ai no Brasil, pois por aqui o dia só estava começando nessa manhã gelada:

DSC 0256 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia67 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia65 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

O pôr do sol em Iujno Sakhalinsk.

brasileironarussia66 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

.jpg - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Inverno na ilha é mágico.

brasileironarussia54 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

DSC 0292 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia64 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia60 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia61 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia62 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia63 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia68 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia69 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Quando escrevi que aqui neva muito e acontece muitas tempestades de neve é porque se trata da mais pura realidade da ilha; Confira nas fotos abaixo:

brasileironarussia70 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia71 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia72 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

Um fato interessante é que Sakhalin é uma ilha muito rica em petróleo e gás. A empresa de petróleo Shell comanda a exploração de petróleo no local desde 1994.

brasileironarussia73 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia74 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

E na ilha tem muitos hotéis para todos os gostos e bolsos.

112 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

111 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia75 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

brasileironarussia76 - A maior ilha da Rússia no Extremo Oriente

 

 

Não deixe de conferir clicando abaixo:
Eu consigo entrar na Rússia hoje?
Até a próxima!
Gostou?! Então compartilhe!!!
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentarios