Cultura russa

Vou tratar nesse post sobre "cultura russa", um assunto muito rico que é nada mais nada menos sobre os personagens de contos, filmes e desenhos animados que foram criados na Rússia e só existem na Rússia. Personagens do tempo do império e dos tempos atuais estão sempre vivos na cultura russa fazendo parte de desenhos animados e contos infantis.

umbrasileironarussia 1 - Cultura russa

Em primeiro vamos falar de 4 personagens femininos muito fortes na cultura russa. São imagens femininas cada uma com sua descrição em particular. São distintos entre si e são verdadeiros símbolos da cultura russa e de seu folclore, contos etc.

Снегурочка

Esse personagem feminino, ou seja, uma menina frágil, delicada e meiga é nada mais nada menos que a ajudante e neta do papai Noel. Isso mesmo que você leu. O papai Noel aqui na Rússia tem uma ajudante e essa ajudante é a Снегурочка (Sniegurôtchka).

umbrasileironarussia20 - Cultura russa

Na metade do século 19 foi trocada a imagem de um menino que era então o neto do papai Noel para a então bela e meiga menina chamada de Снегурочка (Sniegurôtchka). Ela sempre está com o kokóchnik que é um antigo enfeite preferido pelas mulheres russas usado na cabeça. As vezes ela usa na cabeça uma toca de peles em vez do kokóchnik.

É interessante, pois se você for colocar a palavra Снегурочка no tradutor do google os resultados sempre serão diferentes. Ontem mesmo o tradutor do Google traduziu como "Snow-boy" "menino da neve". Hoje a tradução ficou como "Snow-maiden" "feita de neve".

2. Маша (Masha).

Sim, esse personagem dos desenhos animados russo está em grande sucesso no Brasil e em outros locais do mundo.

brasileiro na russia - Cultura russa

umbrasileironarussia25 - Cultura russa

Uma menina travessa e está sempre aprontando alguma coisa. Seu fiel companheiro um urso, Misha. Masha é um grande sucesso dos desenhos animados atualmente e não somente na Rússia mais no mundo inteiro. Nem preciso dizer que por aqui há infinitos brinquedos da Masha e o urso. Não é difícil ver alguma criança com o brinquedo do urso ou mesmo a boneca da Masha.

3. Баба- яга.

Uma bruxa eslava. Isso mesmo que você está lendo, pois, esse personagem é forte nos contos russos e desenhos animados e trata-se de uma bruxa que voa em um balde e não como estamos acostumados a ver uma bruxa voar numa vassoura.

cultura russa - Cultura russa

cultura russa3 3 - Cultura russa

Nem preciso dizer que esse não é um personagem do bem, ainda mais tratando-se de uma bruxa, mas em algumas situações ela pode ajudar ou ao contrario pode atrapalhar com seus feitiços. Esse é um personagem da mitologia eslava e faz parte do folclore russo. Em muitos desenhos animados é fácil ver a Баба-яга aprontando alguma coisa.

cultura russa5 - Cultura russa

Como você pôde conferir na imagem acima que a casa dela de madeira, não uma casa, uma cabana de madeira no meio da floresta tem pernas de galinha e se movimenta. Eu já falei muito mais sobre esse personagem do folclore russo aqui no site.

4. Жар-птица.

O pássaro de fogo é um personagem dos contos russo. Tem o dom de curar os enfermos e principalmente curar os cegos fazendo-os ver novamente.

cultura russa7 - Cultura russa

umbrasileironarussia22 2 - Cultura russa

É um personagem muito bonito presente até hoje nos contos infantis na Rússia.

Agora vamos falar dos personagens masculinos que tem grande importância na cultura russa, uma vez que a imagem masculina é sempre forte, heroica e defensora.

1.Три Богатыря. Os três Bogatyr.

São três homens fortes, bravos, alegres e que já faz muito tempo que vieram a ser símbolos da Rússia. Os três são Aliosha, Dobrinia e Ilya. Há muitos desenhos animados e filmes animados com a presença desses três heróis que são os Hercules russo.

110318 0534 Culturaruss1 400x217 - Cultura russa

2. Иван-дурак. Ivan – o bobo.

Esse é um outro personagem masculino e engraçado. Ivan – (o bobo). Ele sempre consegue o que quer. Um personagem que usa a razão e a inteligência para combater o mal. Ironia com o nome de Ivan – (o bobo), não é mesmo, ou seja, se pararmos para pensar de bobo esse personagem não tem nada, mas é essa a ideia. Ele sempre consegue desvendar verdadeiros enigmas e capaz de resolver qualquer problema complicado.

110318 0534 Culturaruss2 400x213 - Cultura russa

3. Леший. Liéshiy.

Eu já falei dele aqui no blog na postagem sobre folclore russo. É um personagem muito forte e guardião da floresta. Para ler mais detalhes sobre ele acesso o linque sobre essa postagem.

110318 0534 Culturaruss3 400x300 - Cultura russa

4. Змей Горыныч. O dragão Gorynytch.

Um dragão que cospe fogo e é a encarnação do mal. O interessante que na cultura chinesa o dragão é símbolo do bem e defesa dos espíritos do mal. Já no folclore russo vindo do antigo eslavo o dragão tem uma imagem totalmente ao contrario sendo um personagem do mal.

110318 0534 Culturaruss4 400x283 - Cultura russa

Habitualmente ele mora nas montanhas e pode ter mais de uma cabeça o comum três cabeças, mas podendo ter mais que isso. Esse personagem atualmente nos desenhos animados russos ele é do bem e está sempre ajudando, um exemplo no desenho dos três Bogatyr.

110318 0715 Culturaruss5 400x213 - Cultura russa

Bom, esses foram alguns personagens da cultura russa que eu quis compartilhar aqui com vocês, sendo que é claro que tem muito mais, pois o folclore russo é muito, mas muito rico mesmo, sendo que tem uma forte ligação com a "mitologia eslava". São personagens que mostram a bondade, a maldade, a força, o heroísmo. O povo russo gosta muito desses personagens.

Os filmes animados dos Три Богатыря. Os três Bogatyr. São de boa recomendação para você assisti, isto é, se você já entende alguma coisa de russo. Nesses filmes animados sempre está a presença da Bruxa Baba- Yaga, o dragão de três cabeças e tem um cavalo que é  amigo dos três heróis que é muito engraçado e sempre está se metendo em grandes situações engraçadas.

110318 0558 Culturaruss6 - Cultura russa

E por enquanto é isso! Depois posto mais coisas referente a cultura desse enorme país que é a Rússia.

Até a próxima!




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *