Como é morar na Sibéria?

Referente a pedidos que recebo por e-mail, hoje vou falar sobre como é morar na Sibéria, ou seja, como é a vida por aqui, etc. Eu ainda não parei para pensar com detalhes sobre o modo de vida aqui da cidade siberiana de Novosibirsk, mas hoje com o tempo que estou livre resolvi escrever sobre esse assunto respondendo a pedido de alguns leitores aqui o Blog. Eu vou falar com experiência dessa cidade (Novosibirsk), pois é nela que estou morando nesse exato momento.

120818 0455 Comomorarna1 - Como é morar na Sibéria?

Um brasileiro morando por aqui é algo que desperta curiosidades de muitos russos, siberianos. Eles não conseguem acreditar ou é difícil de entender como um brasileiro pode morar tão longe e em um dos locais mais frios do planeta, sendo que muitos aqui sonham em ir morar na Europa ou em Moscou. A Sibéria só perde para Antártida. Na cidade de Yakutsk a temperatura chega facilmente aos -67 graus.

120818 0455 Comomorarna2 - Como é morar na Sibéria?

DSC03335 400x225 - Como é morar na Sibéria?

Bom, mais voltando a falar de Novosibirsk. A cidade é limpa as ruas são lavadas com frequência no verão. As maquinas limpam a neve no inverno nas ruas e calçadas. Raramente você vai ver lixo nas ruas ou alguém jogando lixo. O povo aqui é muito mais amigável, tranquilo não excluindo a ideia de que o ser humano é igual em qualquer parte do mundo, pois o que muda a mentalidade e cultura. Aqui você vai encontrar pessoas com educação exemplar e também pode lidar com pessoas arrogantes e estupidas. Você vai ouvir muitos que reclamam do inverno rigoroso e além de tudo é longo e outros que tem orgulho de sua cidade e que não deixariam ela por nenhum outro local do planeta.

45478342 962613977259925 488282659944923136 n 400x225 - Como é morar na Sibéria?

45426779 2257472561132996 3787113075677593600 n 400x300 - Como é morar na Sibéria?

Aqui tem a mesma correria que tem em qualquer cidade grande e desenvolvida. Novosibirsk é cheia de prédios novos e altos e está cada vez mais crescendo, sendo a terceira maior cidade russa e forte polo econômico da Sibéria e de todo o país.

120818 0455 Comomorarna3 - Como é morar na Sibéria?como e morar na siberia22 400x253 - Como é morar na Sibéria? como e morar na siberia21 400x242 - Como é morar na Sibéria?

Morar e trabalhar por aqui você vai enfrentar manhãs geladas no ponto a espera de seu transporte e nem terá certeza se vai conseguir entrar no próximo, visto que assim como em Moscou e São Paulo no horário de pico a coisa pega também, mas nem é esse o caso, o fato é que às vezes você fica no ponto abaixo de -30 e até mesmo -40 graus a espera do transporte para ir trabalhar. Pensa em como é cruel ficar na espera abaixo dessas temperaturas. O povo aqui está acostumado? É claro que sim, ou seja, eles nasceram aqui e enfrentaram essas baixas temperaturas por toda sua vida, mas mesmo assim não deixam de reclamar do frio e principalmente quando a temperatura cai para -30 graus. Com essa temperatura não tem roupa de frio que te salve se for ficar na espera do seu transporte.

120818 0455 Comomorarna4 - Como é morar na Sibéria?

120818 0455 Comomorarna5 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia5 400x225 - Como é morar na Sibéria?

O custo de vida aqui não é tão alto como em Moscou. Imóvel aqui é caro no centro da cidade, pois fora do centro pode-se comprar um bom apartamento por um preço acessível. Os salários não são altos, mas o suficiente para sobreviver aqui na cidade, mesmo assim você vai com frequência ouvir muitos reclamarem do baixo salário. Moradores de ruas não tem por aqui. Isso mesmo que eu escrevi, pois, não vi um morador de rua na cidade, dai resolvi questionar por aqui.

Morar na Sibéria e viver dentro de uma cultura totalmente diferente e aprende muitas coisas novas e como lidar com as baixas temperaturas. Você entende que aqui não é Moscou e nem São Petersburgo, mas aqui é "Ásia". Sibéria é onde pode -se viver tranquilo e conhecer uma cultura diferente. Aqui os carros param assim que você encosta na faixa de pedestres o que não vi em São Petersburgo onde se você não tomar cuidado pode ser atropelado na faixa de pedestres.

Aqui não é somente frio, mas o verão faz muito calor chegando aos +35 graus. É um contraste grande do inverno, pois a cidade fica verde e florida. No verão é festa, pois todos recebem-no com festa e alegria. A praia é sempre cheia e todos querem aproveitar o calor que dura por pouco tempo.

como e morar na siberia8 400x267 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia7 400x270 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia9 400x219 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia10 400x265 - Como é morar na Sibéria?

Não se engane achando que Novosibirsk por estar localizada na Sibéria é uma cidade pequena ou comparar com uma aldeia como eu já vi muitos fazerem isso no Brasil, pois eu lembro quando anunciei a amigos e familiares que resolvi dessa vez morar na Sibéria, pois todos tinham ideia de que eu iria morar numa grande aldeia no meio do gelo, o que é longe disso. Novosibirsk é bem desenvolvida. A estação ferroviária é a maior da Sibéria e aqui estão uma das melhores universidades do país que já chegou a ficar em primeiro lugar mais de uma vez como a melhor universidade do país. Quem faz o transiberiano vai parar aqui com toda certeza. E da estação ferroviária até o centro da cidade é muito fácil chegar tanto pelas vans, ônibus e o meio de transporte mais usado e confortável que é o metrô. No linque abaixo você pode conferir sobre o metrô da cidade que tratei aqui no Blog.

O metrô em Novosibirsk.

As fotos abaixo são da estação ferroviária do transiberiano.

como e morar na siberia11 400x225 - Como é morar na Sibéria? como e morar na siberia12 400x225 - Como é morar na Sibéria?

Há quarenta minutos do centro de Novosibirsk de carro está localizado o centro universitário. Uma cidade universitária construída no meio da floresta e há 10 minutos da praia a pé. No início era construída para os militares estudantes, depois foi crescendo e esses militares terminaram os cursos foram embora e hoje é o centro universitário, onde muitos estudam medicina. É fácil ver muitos africanos no local que vem para cá para estudar justamente, medicina. O nome do local é академгородок (akadiemgorodôk), eu sei o nome assusta um pouco, mais aqui está o segredo pois академ (acadêmica) é uma palavra juntando com a palavra городок que é cidadezinha ou seja "cidade acadêmica":

como e morar na siberia18 400x261 - Como é morar na Sibéria?

Nem preciso dizer que adoro esse lugar, uma vez que é muito tranquilo, pois aqui é somente estudantes e professores. O ar é sempre limpo e fresco por causa como citei acima está dentro da floresta. Um belo lugar para dar uma volta no verão sentar nas mesinhas da praça e tomar um café. O clima de uma cidade europeia pequena, pois isso é certeza. Além de tudo se estiver muito calor somente andar até a praia.

como e morar na siberia17 400x300 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia14 400x258 - Como é morar na Sibéria?

A foto abaixo da grande universidade do local. Esse é um prédio novo:

como e morar na siberia16 400x267 - Como é morar na Sibéria?

como e morar na siberia15 400x260 - Como é morar na Sibéria?

É muito gostoso morar aqui em Novosibirsk e eu afirmo com todas as palavras que estou amando essa cidade cada vez mais. Apesar de ser a terceira maior cidade da Rússia, aqui ainda reina a tranquilidade e o clima de cidade pequena o que é um paradoxo. Adoro esse clima e essa contradição! Apesar do inverno rigoroso e longo com temperaturas que em janeiro pode chegar aos -40 graus, você junto com os siberianos aprende como lidar com isso e tirar o lado positivo e que ninguém vai morrer por enfrentar -40 graus.

como e morar na siberia19 400x258 - Como é morar na Sibéria?

Aqui tem atrações para todos os gostos. Aqui está próximo da Mongólia, China e Cazaquistão, sendo que os trens para esses países saem da principal estação ferroviária.

como e morar na siberia20 400x264 - Como é morar na Sibéria?

É difícil conseguir emprego aí sendo brasileiro, ou melhor sendo estrangeiro? Eu recebi essa pergunta por correio eletrônico e vou aproveitar para responde nesse post, pois eu sei ser a questão que aparece na cabeça de muitos.

Não é difícil conseguir emprego você sendo estrangeiro. O importante é você ter o visto e é claro tem que falar russo. O idioma russo é primordial para conseguir uma vaga de emprego por aqui. Pode acontecer de encontrar alguma empresa que não exija, pois, ao contrário exija alguém com plena fluência no inglês. Bom, quando eu cheguei a procurar emprego as perguntas que eu sempre ouvia era se tinha o visto ou cidadania russa e se é claro falava russo fluentemente, pois básico não vale. Não tive dificuldades para começar a trabalhar por aqui pelo idioma. E emprego tem sim.

Bom, eu tentei falar o máximo de como é morar aqui na Sibéria. Caso ficou alguma dúvida deixe em comentários que respondo assim que for possível. Você pode mandar e-mail também, assim como muitos leitores que entram em contato comigo, mandando correios eletrônicos. Somente clicar no menu contato e enviar sua dúvida, sugestão, etc. Assim que é possível eu respondo a todos.

Até a próxima!




12 thoughts on “Como é morar na Sibéria?”

  1. Olá, Marcus, obrigada por este artigo, lindas fotos e sim, que coragem! Bem, tenho 47 anos e sou professora de inglês, estou em contato com uma escola em Novokuznetsk, acho que a uns 300km de onde você está, se não me engano. Pois bem, minha filha não quer ir, e estou pensando em ir sozinha, quero muito uma experiência no exterior, já morei em outros lugares, mas a Sibéria, soa mesmo como um lugar isolado no espaço e tempo. Acho que minha maior preocupação em relação à Novokuznetsk é que eu vi alguns vídeos que falam sobre a poluição por causa da queima de carvão…eu tenho asma e achei muito preocupante. O inverno é rigoroso, mas eu já morei em alguns lugares frios e a hospedagem ficaria perto da escola. Será que você poderia me falar um pouco sobre a poluição do lugar? Abraço e boa sorte!

    1. Olá Stela,
      Obrigado, pelo seu comentário e fique sempre a vontade para comentar e tirar suas duvidas aqui no site.
      Essa cidade tem o ar muito poluído e é tão poluído que em 15 de fevereiro desse ano caiu neve preta o que foi noticia até na BBC.
      Não é uma cidade aconselhável para se morar ainda mais com asma. O povo do local reclama demais das fábricas de minério,carvão e alumínio. É uma das cidades mais poluídas da Rússia. Muitos saem desse local e vão morar em outras cidades justamente devido aos problemas de saúde por causa do ar. resumindo é loucura ir morar num local desse onde cai neve preta.

      Há outras cidades onde você pode morar sem esse problema aqui na Sibéria.

      Atenciosamente,
      Marcus Diego

  2. Olá Marcos, bom dia. Li seus comentários e gostei bastante da forma clara o objetiva usada por você. Tenho desejo em conhecer a Sibéria e andei lendo algo sobre o trem transiberiano. Tenho dúvidas também da melhor forma de chegar nessa região, que suponho ser muito especial. Daí gostaria de seu opinativo sobre o trem – se vale a pena, ou não seria melhor outro meio. Em relação à região quais as melhores opções para um turismo de 15 dias? Fico agradecido e muito boa sorte pra você.

    1. Olá Giovani Jose, boa noite.
      Eu nunca vim pra ca de trem, uma vez que é muito longe sendo que são dois dias de trem para chegar na cidade onde moro saindo de Moscou. O transiberiano é realmente para quem esta interessado em enfrentar 15 dias no trem junto com os chineses que frequentemente comem peixe junto com arroz e leite em todo o trajeto até mesmo manhã cedo, não sei se é verdade mas os russos falam muito disso rsrs. Bom, não é todo mundo que consegue. Eu já pensei em fazer esse trajeto, mas ultimamente prefiro um voo de Moscou que é rapido confortavel e não é tao caro e economiza tempo também.
      A melhor forma de chegar aqui é de avião. Um voo de Moscou até a cidade onde moro por exemplo é de 4h30m. Moscou para Yrkutsk são 6h00, sendo voos diretos.
      Vindo para Sibéria você tem que visitar as cidades de Novosibirsk, Tomsk, Yrkutsk e Krasnayarsk. Você vai gostar dessas cidades siberianas.

      Fique a vontade para tirar suas duvidas! Se ficou qualquer duvida pergunte!

  3. Olá, sou advogado no Brasil, sou casado, tenho 2 filhos, 11 e 4 anos, acha que conseguiria ir para a Sibéria com a família, trabalhar e viver com minha família bem e em segurança? Falo inglês.

  4. Muito legal ter um brasileiro na Sibéria, com quem possa conversar . Muito obrigado por tirar um tempinho pra nós falar do cotidiano siberiano. Meu sonho é visitar a Sibéria um dia desses.

    1. Tudo vai depender de muitos fatores. Aqui no site tem algumas postagens falando sobre vistos e permissões de moradia etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *