Vamos falar hoje de uma cidade que fica ao extremo norte da Sibéria, onde as temperaturas no inverno chegam facilmente aos -50 e -64 graus sendo que raramente mas já chegou aos -72 graus. Isso mesmo, é muito frio para um ser humano, mas essa cidade existe e chama-se Yakutsk fica exatamente na Sibéria. Não é à toa que esta como uma das cidades mais frias do mundo. Veja a distância abaixo no mapa de Moscou até Yakutsk.
Um voo de Moscou até Yakutsk é mais ou menos de 6 a 7 horas sem escalas. De carro são 8370 км e 135h24m equivalente a 6 dias podendo somar mais dias se contar com paradas nas estradas chegando a 9 dias por exemplo. Uma viagem para guardar para sempre na memória, pois vai cortando a Rússia inteira.

Uma viagem de Moscou até Yakutsk de trem equivale a 5 dias e 1 noite e os valores no Плацкарт вагон-Vagão Platskart mais ou menos 8 060 rublos e Купейный вагон – (Vagão com compartimentos reservados) 14310 rublos. É claro que trata-se de uma simulação os valores podem ser diferentes dependendo do dia e da época do ano, mas aqui é só para você ter uma ideia de quanto é mais ou menos a viagem de trem. Eu cheguei a falar aqui no blog sobre a viagem de trem na Rússia.
Já foi comprovado que na região aonde é Yakutsk hoje, há 300 mil anos atrás já havia habitantes por ali, ou seja no período paleolítico (período da pedra lascada).
Foi fundada como um forte Cossaco em 25 de setembro de 1632 e não foi realmente uma cidade até que fossem descobertas as reservas de ouro siberianas no fim do século XIX. Estas reservas foram exploradas de forma intensiva durante a industrialização da União Soviética sob o mandato de Stalin, o que contribuiu para o desenvolvimento urbano de Yakutsk.
Os habitantes de Yakutsk orgulham-se dizendo que, apesar do frio intenso, a região é tão rica em recursos naturais que, provavelmente, deve conter todos os elementos da Tabela Periódica.
Sim o inverno nessa região é de dar medo, mas para quem gosta de se aventurar, prepare muitas roupas de frio para enfrentar as baixíssimas temperaturas de uma das cidades mais frias do mundo.
O peixe fora d’água congela no ar em questão de 30 segundos com a temperatura -50 graus.
Yakutsk é realmente um congelador a céu aberto.
E olha eles ai! Os cachorros siberianos. São cartão postal de Yakutsk.
Paisagens belas de inverno da cidade de Magadan que é divisa com Yakutsk, assim com Oymyakon, pois todas elas incluindo Yakutsk pertencem a Republica Sakha.
A estrada é muito escorregadia. A sensação é que você está no Alasca. E essa sensação está por toda parte na Sibéria no rigoroso inverno russo.

Uma das coisas que sou apaixonado aqui na Rússia é esse cheiro de madeira queimando no inverno para esquentar essas casinhas das aldeias. Para mim isso é o verdadeiro clima de inverno. É o cheiro do inverno pairado no ar. A sensação que você está em algum conto, pois toda essa neve, todo esse frio e essas casinhas dominadas por um branco que não tem igual.
A regra aqui é deixar somente os olhos descobertos, uma vez que para respirar esse ar gelado dói até os pulmões.
E mais imagens lindas de inverno da cidade Siberiana.
Até a próxima!