Aurora Boreal na Rússia
Aurora Boreal é um dos fenômenos mais incríveis da natureza sem sombras de dúvidas. É o sonho de muitos que moram longe de onde acontece esse incrível ‘show’ de luzes no céu noturno das noites geladas. Além dos países em que facilmente no inverno é possível ver essa dança de luzes como na Noruega, Finlândia, Canadá ao norte, Islândia, Alasca e outros países que estão ao norte do planeta. A Rússia não fica para trás, pois a Rússia é tão grande que ao norte é possível facilmente ver esse espetáculo, visto que a altitude do país está na mesma dos países que citei acima. Mais atenção somente ao norte da Rússia, nas cidades que fazem parte do círculo polar ártico e aquelas que estão mais próximas numa latitude de 60° e 70°.
Onde é possível ver esse espetáculo da natureza na grande Rússia?
Essa cidade russa está ao norte e nela é fácil ver a aurora Boreal nos meses de janeiro a março, mas não tirando a hipótese de ver nos meses de novembro e dezembro.
Essa é outra cidade ao norte da Rússia. Ela está mais ao norte do que a cidade que citei anteriormente, pois Arkhanguel'sk é conhecida como o coração do norte e não somente por ser completamente coberta por neve no inverno, isso mesmo, a quantidade de neve no inverno nessa cidade é de assustar, mas o fato aqui é que a aurora boreal no céu dessa cidade é verdadeiro espetáculo de luzes no céu escuro de inverno deixando as noites muito iluminadas. São duas horas em um voo de Moscou e 20 a 22 horas de trem saindo da capital russa.
Vorkuta está localizada na Republica do Komi no círculo polar ártico, ou seja, já estamos bem acima no norte da Rússia e aqui facilmente vê-se a aurora boreal, pois em agosto já é possível presenciar no céu mais ao norte dessa cidade esse fenômeno incrível. Lembre-se que agosto é verão na Rússia, mas como estamos falando de cidades que estão numa latitude bem acima, parece que verão não faz muita diferença nesse local. Veja abaixo aonde está localizada Republica do Komi.
Verdadeiro congelador a céu aberto com temperaturas que podem facilmente chegar aos -60 graus, devido sua localidade que é a mesma comparada com a cidade que citei acima.
Devido sua localização também ser no círculo polar ártico nem preciso dizer que a aurora boreal nesse local é mais do que comum.
Para encerrar, Noril'sk também uma cidade russa no círculo polar ártico, ou seja, mais um congelador a céu aberto com temperaturas bem abaixo de zero e onde facilmente você vai poder assistir a aurora boreal.
Até a próxima!