As dez perguntas que eu mais recebo sobre a Rússia

Bom, eu escolhi às dez questões que mais recebi ultimamente por e-mail aqui no site. Percebo serem questões que muitos tem dúvidas, então, porque não criar um post sobre elas.

1- Marcus Diego, devido ao problema com o Coronavírus eu consigo entrar hoje na Rússia?
Você consegue entrar sim, hoje na Rússia. Uma coisa é muito importante, pois você vai precisar do teste de PCR negativo para apresentar assim que chegar aqui no aeroporto.

Informação tirada direto do site do Itamaraty:

Informação atualizada em 03/01/2022: os passageiros provenientes do exterior deverão apresentar resultado negativo (em inglês ou russo) de teste para covid-19 ("PCR") feito até 48 horas da data de chegada na Rússia. Caso não tenham realizado o exame no exterior, deverão submeter-se a teste para covid-19 dentro de três dias da data da entrada em território russo. Se o resultado for positivo, deverá cumprir auto isolamento de 14 dias.

Confira essas postagens recentes aqui do site:

A vida em Moscou hoje

2- A Rússia vai invadir a Ucrânia?
Eu não sei. Aliás, ninguém por aqui sabe. Para se ter ideia eu nem sabia dessa situação com a Ucrânia até me comunicarem aí direto do Brasil. Por quê? Porque aqui ninguém comenta sobre isso nem se que eu ouço falar dessa situação e nas ruas, transportes e até mesmo no trabalho e quando levantei a questão ninguém sabe explicar ao certo o que está acontecendo e muitos ignoram, pois, tem muito mais assuntos que acham mais interessantes para se resolver. Outra coisa é que eu vejo muito pouco noticiário ou nem vejo.

 

3- Como eu faço para morar na Rússia legalmente?
Você vai precisar dar entrada no РВП que é a permissão de moradia. Esse assunto está bem explicado no post do linque abaixo

4- Marcus Diego, homossexualidade na Rússia é crime?
Essa é uma das perguntas que mais recebo por correio eletrônico. Vamos deixar uma coisa bem clara aqui no site e tirar de vez por  toda essa dúvida.

Não! Isso mesmo, não é crime ser homossexual na Rússia. Ninguém vai te prender ou prender alguém por ter uma orientação sexual diferente. Isso é fato.

Bom, mas não posso deixar de reforçar que a homofobia aqui é realmente forte, ou seja, não é crime mais tem muitos homofóbicos por aqui.  Todo mundo tem medo e muitos vivem as escondidas devido as represarias.

Se você tem uma orientação diferente e planeja vir morar aqui na Rússia, não importa em qual cidade, pois tenha ideia que você vai ter que se preparar para enfrentar o preconceito e a homofobia, em todo caso você vai ter que viver uma vida  escondendo, pois, acredite na Rússia esse é um assunto muito, mas muito delicado e polemico, pois, enquanto o mundo está indo para frente a Rússia está e muito atrasada quanto a esse assunto.

 

5- Você já sofreu racismo na Rússia?
Não sei o porquê dessa pergunta chegar com frequência para mim. Acredite, não, eu nunca sofri racismo por aqui.

 

6- É fácil conseguir emprego na Rússia?

Tudo vai depender de uma coisa muito, mas muito importante. O idioma russo. Se você fala, lê em russo, então não vejo problema é claro. Não, deixando algo importante também a permissão de moradia para poder trabalhar. É obvio que vai ter algumas vagas que vão deixar bem claro que somente para russos (sim, isso acontece por aqui) e outras precisam que você tenha a cidadania. Mesmo assim você com a permissão de moradia e fala russo não vai ter dificuldade para trabalhar na Rússia e ainda mais em Moscou.

 

7- Marcus Diego, é possível morar na Rússia sem falar russo?

Realmente quando recebi pela primeira vez essa pergunta por correio eletrônico eu parei e pensei bastante e comecei a imaginar como seria minha vida por  aqui se eu não soubesse russo.

Não consigo imaginar uma pessoa morando por aqui e não saber se comunicar em russo. Deve ser muito, mas muito complicado. Em todo caso a pessoa vai ter que aprender o idioma querendo ou não. Os russos não falam inglês. Os jovens como muitos deles afirmam que falam, mas na hora de manter uma conversa nem se quer conseguem. Tudo aqui é em russo e ponto final. Quer morar na Rússia? Estude e mais uma vez estude o idioma russo, pois sem ele por aqui você vai ter sérios problemas e isso não é exagero.

No linque abaixo tem uma postagem somente sobre esse assunto:

8- Como está a situação na Rússia quanto ao Coronavírus?

Para falar a verdade ninguém sabe ao certo, dado que nas notícias ora está tudo ruim e muita gente morrendo após dez minutos está tudo ótimo e controlado. Entendeu? A mídia aqui é muito controlada e nunca passa uma informação real do que está acontecendo. No início lembro até hoje quando estava no processo de mudança da Sibéria para Moscou cheguei a ver Moscou deserta como uma cidade fantasma, nunca vou esquecer disso. Hoje parece que relaxou e muitas pessoas sem máscaras nos transportes e mercados, apesar que em todo local está aviso que o uso delas é obrigatório.

 

9- Marcus Diego, é verdade que o povo por aí não quer tomar a vacina? Por quê?

Isso é a mais pura verdade. Muita gente desconfia, tem medo e inventa mil e uma razões porque não tomar a vacina por aqui. Primeiro por os russos serem muito desconfiados e muitos afirmam que ainda não está bem claro o que tem nessa vacina. E você vai ouvir tantas histórias absurdas como uma delas de que na vacina tem um chip que pode controlar as pessoas.

Bom, o fato que pouquíssimas pessoas se vacinaram e o governo já não sabe o que fazer para a população perder o medo e tomar de vez a vacina. Apesar de muitas propagandas por toda parte e na televisão, mesmo assim não esta sendo o suficiente para convencer o povo.

Eu tomei às duas doses da vacina e sinceramente não tive nada. Nem tive febre ou nada fora do comum. Não entendo realmente o medo de muita gente tomar a vacina. No meu trabalho somos cinco no setor e somente eu e mais um tomamos a vacina os (três) restantes nem se quer querem ouvir falar.

 

 

10- Marcus, como que é a vida na Sibéria?

Já faz dois anos que deixei a Sibéria e vim morar na capital Moscou, mas eu tenho postagens especialmente sobre a Sibéria quando morava em Novossibirsk. Morar na Sibéria é fantástico e uma experiência única para toda a vida. Foi dois anos morando em Novossibirsk que jamais esquecerei.

Clique nos linques abaixo e confira, pois, é resposta para essa pergunta que recebo até hoje.

Até á próxima!
Gostou?! Então compartilhe!!!
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Todos os comentarios