As 10 perguntas mais comuns sobre o РВП

Escolhi as 10 questões que mais recebo por correio eletrônico sobre o РВП. Marcus, o que é РВП? Se você não faz ideia do que estou falando, então leia a postagem sobre a permissão para tempo de moradia no linque abaixo!

como morar na russia legalmente

umbrasileironarussia 4 150x150 - As 10 perguntas mais comuns sobre o РВП

Como morar na Rússia legalmente? Essa é uma pergunta que recebo constantemente por e-mail e hoje resolvi falar com mais detalhes sobre a permissão para tempo de moradia na Rússia que é o РВП, pois é ele que vai te dar o direito de  morar legalmente no território russo.  Hoje vou explicar passo a passo […]

1- Eu preciso estar casado com um cidadão (ã) russo (a) ?
Essa é uma dúvida de muitos leitores aqui do site. Você não precisa estar casado com um russo ou uma russa para conseguir o РВП. Que fique bem claro de uma vez por todas que você casado com um cidadão russo ou não, você vai ter que dar entrada no РВП, pois isso é regra para todos os estrangeiros.

2- O que significa РВП?
Vamos lá, pois se você tem intenção de ficar na Rússia, nesse caso é mais que sua obrigação de saber o que significa РВП. Essa sigla em russo é  assim: разрешения на временное проживание que traduzindo para o nosso português é permissão para tempo de moradiaРВП é uma permissão que você tera para poder morar, trabalhar, abrir conta em banco e até mesmo abrir seu negócio aqui na Rússia. Todo estrangeiro que pretende morar na Rússia mesmo aqueles casados com um cidadão russo é obrigatório antes ter conseguido o РВП. Veja abaixo como ele fica no passaporte do estrangeiro:

Foto shtampa RVP - As 10 perguntas mais comuns sobre o РВП

3- Eu preciso falar russo para conseguir o РВП ?
Bom, essa é a questão que eu mais recebo por endereço eletrônico, sendo que muitos se preocupam com esse ponto. Se você leu a postagem onde eu trato com detalhes sobre o pacote de documentos para entrar na solicitação de sua permissão de moradia na Rússia, pois entre esses documentos tem o teste do idioma russo. O fato é que, pela ideia você tem sim que por enquanto entender e conseguir se virar em situações simples na Rússia por enquanto no início. Uma coisa que digo para você é que não quebrem muito a cabeça com isso, pois seu russo aqui não precisa estar perfeito ou ser fluente, mas é claro aprenda em como se virar em situações do dia a dia em russo, como ir ao mercado, loja farmácia, etc. Algo importante é que nesse teste você vai gravar um video com o instrutor e esse video é uma entrevista com você em no idioma daqui, bom aqui o bicho pega se você não souber nada em russo, pois o instrutor em muitos casos não vão conseguir te ajudar. Você além de responder às perguntas olhando para câmera, você tem que explicar algumas situações em russo e isso tem que ser claro e entendido. Por isso se pretende morar na Rússia e dar entrada no РВП, tente aprender a explicar situações simples do dia a dia.

4- Marcus, por onde eu devo começar?
Sim, é comum ficar perdido aqui e não ter ideia o que eu devo fazer primeiro. Em primeiro lugar, você chegou aqui na Rússia traduza seu passaporte com um tradutor juramentado. É o primeiro de tudo que você tem que fazer, pois, sem a tradução do passaporte acontece de nem atenderem você. Algo muito importante aqui é que a tradução de seu passaporte tem que ser feita aqui na Rússia. Não pode traduzir no Brasil e chegar aqui com a tradução feita no Brasil mesmo sendo juramentada, pois, a tradução juramentada de seu passaporte tem que ser feita na Rússia. Espero que isso fique bem claro.

Bom, com seu passaporte em mãos e a tradução dele vá até o centro de imigração do bairro onde você está morando aqui na Rússia ou onde pretende morar e a cidade também, tenha ideia de que isso é muito importante, entretanto você já tem que ter decidido onde morar na Rússia. No centro de imigração você vai informar que quer dar entrada no РВП. O caso é o seguinte antes de reunir todos os documentos para dar entrada você precisa conseguir uma vaga. Tem que saber se tem vagas ainda ou não, pois se as vagas já encerraram você vai ter que esperar abrir mais vagas. Preste atenção aqui, pois somente para os casados com um cidadão russo não precisa de vaga e pode dar entrado direto. Se você não é casado com um russo vai ter que conseguir uma vaga.

5- Você acha necessário a contratação de um advogado?
Essa é outra que recebo bastante, uma vez que na postagem sobre o РВП eu coloquei que contratei um advogado. Eu vou ser sincero e direto com você, não, isso mesmo, não vi necessidade nenhuma. Vou contar como foi a minha experiência com o advogado.

Ele entrevista você e te dar varias cartas para você enviar para os órgãos necessários a pedido do РВП. Acontece que ele ou por não entender bem do assunto, ou realmente não era a área dele, não sei, mas enviei as cartas e esperei dois meses como ele informou, depois de dois meses me ligaram do centro de imigração e pediram para eu comparecer no local. Cheguei no local e para o meu desespero devolvera-me todas cartas e papeladas a mais que ele tinha feito. Eu não entendi até então o porquê da devolução, portanto a chefe do departamento sentou comigo e explicou como devo prosseguir e não precisava enviar as cartas, resumindo não precisava de nada disso somente ir até o centro de imigração e reunir o pacote de documentos eu mesmo sem precisar de advogado. Pois, perdi dois meses a toa e tive um mês concorridíssimo para reunir todos os documentos.

O órgão do governo russo me deu uma carta me ausentado da espera de uma vaga e pediram para eu entregar no centro de imigração. O porquê dessa carta me liberando da espera de vagas eu não sei até hoje, talvez pelas cartas do advogado solicitando РВП. Entreguei a carta no local e a mulher que leu ligou para alguém importante e confirmou que eu tinha sido liberado da vaga, ou seja, consegui sem precisar de vaga. Não sei como, mas no fim disso tudo algo positivo. O advogado ajuda? Não. No final das contas é você que vai ter de correr atrás para reunir todos os documentos necessários, pois às vezes o advogado atrapalha como nesse caso.

Há muitos escritórios que cuidam disso e tem advogados que prometem conseguir para você o caso é que em São Petersburgo no ano de 2012 uma advogada prometeu que conseguiria uma vaga para mim mesmo tendo já fechado as vagas em abertos. Levei uma amiga que trabalha com papeladas jurídicas e ela leu o contrato no local antes de eu assinar e descobriu que no contrato a advogada tinha colocado não garantir no período de 6 meses a um ano uma vaga para dar entrada no РВПÈ obvio que saímos do local e voltei ao Brasil nessa época, pois não consegui vaga.

6- Eu posso ir até o centro de imigração e dar entrada no РВП sem falar russo?

Vai por mim, pois não faça isso. Vá com um amigo russo ou contrate um tradutor, mas não chegue sozinho no local sem entender e nem conseguir falar o que você quer. É fato, pois esse pessoal que trabalha com documentação e ainda mais com estrangeiros não tem paciência com quem não fala russo e isso será um problema para você. Inglês? Não. Esqueça inglês aqui, pois tudo será tratado em russo. Eles vão te fazer perguntas te explicar como proceder para reunir o pacote de documentos e se tiver algum documento faltando, etc. Tudo isso você tem que entender na hora, pois eles não vão repetir ou tentar falar com você em inglês, jamais. Não consegue ainda entender o que os russos falam e ainda mais essa parte de documentação burocrática, então vá com alguém que fale russo. Não se preocupe em achar que eles vão reparar o fato de você não entender russo, pois aqui o importante para eles que tenha alguém que entenda junto com você para poder compreender tudo o que vão te passar.

7- Quanto tempo leva para o РВП ficar pronto ?

No momento que você entrega o pacote de documentos e na sua presença sera tudo avaliado e analisado detalhadamente e o atendente informar que está tudo ok e vai receber os documentos, pois acredite, você deu um grande passo e um dos mais burocraticos, uma vez que o importante aqui é eles receberem o pacote de documentos. Receberam o pacote de documentos o prazo para você receber uma resposta e levar o passaporte para carimbo é de 4 meses. Quando eu dei entrada há três anos, atrás eram 2 meses, mas a lei mudou e agora é 4 meses. Começa a contar da data em que seu pacote de documentos ficaram com eles.

8- Marcus, quais são os documentos necessários para dar entrada no РВП?

Na postagem especifica sobre o РВП eu coloquei com detalhes de tudo, mas tudo que você vai precisar para dar entrada na permanência de moradia. Dê uma conferida e se ficar dúvidas ou deixe em comentários, ou mande-me como muitos leitores um correio eletrônico. Importante, antes leia a postagem com atenção o linque esta abaixo:

como morar na russia legalmente

umbrasileironarussia 4 150x150 - As 10 perguntas mais comuns sobre o РВП

Como morar na Rússia legalmente? Essa é uma pergunta que recebo constantemente por e-mail e hoje resolvi falar com mais detalhes sobre a permissão para tempo de moradia na Rússia que é o РВП, pois é ele que vai te dar o direito de  morar legalmente no território russo.  Hoje vou explicar passo a passo […]

9- Eu preciso deixar a Rússia enquanto espero o РВП?

Essa é uma questão muito importante. Quando você chegar na Rússia, pois nesse momento começa a contar os 90 dias sem visto que você tem para ficar na Rússia e depois desse período é obrigatório deixar o território russo, caso ao contrário você já é considerado um ilegal e, nessa altura as coisas ficam feias para o seu lado, por isso é importante ficar atento quanto a esse caso. Certo, mas você entregou o pacote de documentos e tem que esperar o РВП e leva 4 meses para ficar pronto, sendo que você não tem esse tempo todo para ficar na Rússia. Sim, você vai ter que deixar a Rússia e voltar de novo.

Quando há 3 anos eles recolheram meu pacote de documentos eu tinha uma semana somente para ficar na Rússia e naquela época eram 2 meses para receber o РВП, ou seja, meu tempo estava mais que nunca esgotado. A mulher que cuidou de todo o processo no centro de imigração carimbou meu cartão de imigração e prolongou minha permanência na Rússia por dois meses até o prazo para receber o РВП. Repito que isso aconteceu há 3 anos e o porque eu consegui isso, não sei, ela era a chefe do departamento e ela tinha esse poder de prolongar minha permanência somente com o carimbo e assinatura dela, então eu não precisei deixar a Rússia.

Bom, mas o fato que um leitor aqui do “site” na mesma cidade onde moro não faz muito tempo que fez todo o processo e na hora de saber preciso deixar a Rússia para esperar o РВП a resposta foi sim. Mesmo ele sendo casado com uma russa as autoridades russas não quiseram saber e ele teve que deixar o país e voltar um mês faltando para entrega do РВП.

Por isso eu respondo e fique preparado para isso, pois seu tempo não é o suficiente e você vai ter que deixar a Rússia á não ser que aconteça o mesmo que aconteceu comigo, mas não é garantia nenhuma que isso aconteça.

10- Em quais casos o estrangeiro não consegue o РВП ?

Sim. É bem comum estrangeiros terem a recusa do РВП e então só no próximo ano para tentar tudo de novo.

As causas são varias, muitas delas são:

-> Falta de algum documento no pacote de documentos que você entregou. (Por isso é importante se atentar para não faltar nada. Entenda que mesmo o atendente ao analisar tudo ele pode esquecer de confirmar algum documento e receber o pacote com ele faltando, pois, se isso acontecer é certeza que depois de um tempo vão te ligar para devolver tudo e daí somente no próximo ano para tentar tudo de novo.)

-> Teste de HIV positivo e sífilis. (Pessoas em que o teste de HIV deu positivo além de não receber o РВП é deportado do país o mais rápido possível. Só pode ficar no país os casos em que tem filhos nascidos na Rússia.)

-> Informações não verdadeiras. Pois, nesse pacote de documentos tem uma ficha com todas as informações, se lá for constatado algo não verdadeiro, então é provável não conseguir o РВП.

-> Problemas com a justiça tanto na Rússia quanto no Brasil, nesse caso no Brasil se for algo bem mais grave.

-> Problemas com a tradução do passaporte. (Eu vi e muito isso acontecer e vou explicar no proximo post com mais detalhes. Não perca!)

Até á próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *