A vida na Siberia

"Sibéria." É interessante quando se ouve a palavra Sibéria no Brasil, as pessoas associam ela com o frio e ursos polares. A vida na Sibéria é sim com muito frio no inverno sem ursos polares, pois esses somente no zoológico daqui.

a vida na siberia - A vida na Siberia

Cheguei na Sibéria no mês de fevereiro desse ano de 2018 e foi uma grande mudança para mim, uma vez que essa foi a minha primeira viagem tão longe e ainda mais para morar em um mundo diferente, pois mesmo estando na Rússia, aqui é outro mundo dentro da própria Rússia. Já morei em São Petersburgo por três anos e estive em várias cidades russas o que compartilho sempre aqui no Blog, incluindo a cidade que estive distante antes da Sibéria que foi a cidade de Samara. Estou nesse exato momento no sul da Sibéria na terceira maior cidade russa. Isso mesmo, a terceira maior cidade russa está exatamente na Sibéria e ela é Novosibirsk.

a vida na siberia 1 - A vida na Siberia

a vida na siberia 2 - A vida na Siberia

Novosibirsk é cheia de prédios novos, pontes e tem o rio principal chamado de ОБЬ (ÔP'). .

a vida na siberia 3 1024x680 - A vida na Siberia

09 - A vida na Siberia

a vida na siberia 4 - A vida na Siberia

A cidade não é muito antiga comparada com outras cidades da Rússia, mas essa cidade desenvolveu-se muito rápido, pois antes de 1863 era somente um grande povoado na beira do rio OP'. Foi a linha ferroviária que fez Novosibirsk crescer de uma forma assustadora, sendo que a população triplicou e aquele pequeno povoado tornou-se em uma grande cidade que hoje é nada mais nada menos que a terceira maior cidade russa e considerada por muitos como a capital da Sibéria.

.

a vida na siberia 5 - A vida na Siberia

O transiberiano passa justamente por aqui. Como você pode conferir nas fotos abaixo está um memorial sobre o transiberiano. Ele é o marco principal que fez essa cidade crescer muito rápido.

a vida na siberia 6 - A vida na Siberia

A vida na Sibéria referindo-se a Novosibirsk difere um pouco das cidades grandes. O que gosto daqui é a tranquilidade e paz. O metrô tem somente duas linhas e fácil acesso por toda cidade. Os produtos não são caros nos mercados. O custo de vida não é tão alto quanto em Moscou. As pessoas não reclamam dos salários e preços, pois tudo aqui esta acessível e cabível ao bolso de todos.

a vida na siberia 7 - A vida na Siberia

E o frio? É claro que essa foi a pergunta que mais ouvi e afinal ainda ouço dos brasileiros. Quando estava no Brasil ainda em janeiro preparando-se para minha mudança pra cá, cheguei a ouvir na TV falarem dos -67 graus que faziam em Yakutsk na Sibéria. Aqui em Novosibirsk não chega a tudo isso. Mais aqui em janeiro chega facilmente aos -40 graus. Cheguei na primeira semana de fevereiro e tinha muita, mas muita neve. A temperatura estava -15 graus, mas no final da semana caiu rapidamente para -28 graus. Teve dias de fevereiro e início de março que enfrentei por aqui frio de -36 graus. 😀

19 1024x576 - A vida na Siberia

a vida na siberia 8 1024x576 - A vida na Siberia

a vida na siberia 9 - A vida na Siberia

A foto abaixo é do rio Op' totalmente congelado e coberto de neve:

a vida na siberia 10 - A vida na Siberia

Agora estamos no verão. Isso mesmo, junho e julho é verão na Rússia e aqui na Sibéria faz calor nessa época do ano. Já enfrentei semana passada +32 graus.

a vida na siberia 11 1024x576 - A vida na Siberia

A vida na Sibéria e a copa do mundo? Sibéria está excluída da copa do mundo devido ao fuso horário. A diferença de horário de Novosibirsk e Moscou é de quatro horas. Um voo de Moscou pra cá leva cerca de cinco horas e meia. A diferença de horário de Novosibirsk e horário de Brasília está em 10 horas. O povo aqui não liga muito pra copa, não sei se é o fato de os jogos não estarem sendo realizados por aqui, mas todo empolgação está sendo em Moscou e nas cidades onde estão ocorrendo os jogos.

a vida na siberia 12 1024x683 - A vida na Siberia

Mais antes de iniciar a copa, trouxeram o troféu da copa para as pessoas tirarem fotos.

a vida na siberia 13 - A vida na Siberia

Enquanto isso as pessoas vão levando a vida ao normal por aqui.

Gostou? Então, compartilhe! Vamos conhecer mais esse país incrível que está sendo sede da copa em 2018.

Até a próxima!




Gostou?! Então compartilhe!!!

2 thoughts on “A vida na Siberia”

  1. Ola Marcus Diego,
    Felicidades, paz, saúde, FÉ e sucesso para vc ai na Rússia.
    Realmente sua história e sua coragem em desejar morar nesse grande país; Rússia é uma aventura cheia de sucesso e coragem para um Brasileiro bem sucedido.
    Gostaria de poder dar continuidade aos contatos para uma amizade próspera e segura, pois de conhecer pessoas alegres, vencedoras e corajosa como vc!!
    Mande sua notícias e comentários dos dias vitoriosos de sua estada nesse país dos ursos.
    Tenho desejo de visitar Moscou e conhecer a Transiberiana, tão comentada e útil para os viajantes de todo o mundo.
    Mande seu número para contatos, ligarei para vc no seu aniver´srio.
    No aguardo de suas notícias.
    Martins 55 (91) 999811435

  2. Muito interessante Marcus. Tenho muita curiosidade, sobre a vida neste pais, tão distante e desconhecido por nós brasileiros,
    Horley Santos Porto Alegre RS.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *