A estação polar russa

Muita vodca, uma batalha intensa com um clima severo e gelado, e o cheiro de caramelo e baunilha (mas adiante vou explicar porque esse cheiro). É assim mesmo que vivem os russos na estação polar na Antártida justamente na estação «Восток» "Vostôk" que está localizada próxima do polo sul da terra. Os cientistas estudam nesse lugar um lago pre-histórico. Como foi instalada aqui essa estação e como os russos vivem num local tão distante da civilização? Vamos ver nessa postagem feita especialmente para você.

1 2 400x236 - A estação polar russa

3 2 400x266 - A estação polar russa

Uma breve história sobre a estação polar:

Você pensa que para um ser humano morar num local desses é obrigatória uma tecnologia? Não é bem assim, pode-se virar somente com os produtos principais para sobrevivência, pois o importante aqui é ter um espirito forte e coragem. Acredite, coragem faz toda a diferença! A primeira estação instalada na Antártida foi pelos ingleses em 1899. Foram instaladas algumas cabanas. Eles aguentaram ficar aqui somente no período de um ano.

A foto abaixo é da estação escocesa construída em 1901.

4 2 400x261 - A estação polar russa

É claro que com o decorrer do tempo as estações construídas no local foram cada vez mais confortáveis para enfrentar o clima.

No momento na Antártida existem 89 estações cientificas e 9  delas são russas. A mais avançada e a principal de todas é a estação «Восток» "Vostôk". Ela é a única estação localizada no interior da Antártida. As outras estão aos arredores. Algumas estão pelas ilhas.

A estação «Восток» "Vostôk". 

Bom, mas para os leitores aqui do ‘blog’ vamos focar justamente na estação russa, ou seja, na Vostôk.

5 2 400x300 - A estação polar russa

Como eu já citei acima ela é a única estação que se encontra no interior da Antártida, pois isso quer dizer ser muito mais frio onde ela se encontra. Nesse local o frio é muito mais cruel do que se possa imaginar. A temperatura mais baixa registrada na Antártida foi onde ela  está com -89,2 graus  Celsius. É muita coisa para um ser humano. O dia mais quente registrado no local em toda história da estação foi no verão com -13,6 graus Celsius.

As condições aqui são terríveis. Afirmou o geografo russo Siérguie Bushmanov para revista Esquire. Ele morou dois anos na estação russa. "Na estação «Восток» "Vostôk" o ser humano não está sobrevivendo, mas esta morrendo aos poucos."

A estação está localizada a -3,5 mil metros acima do nível do mar. Podemos dizer que a estação está localizada numa montanha analisando a localização na Antártida.

Na Antártida devido ao seu severo clima e localização os cientistas russos, ou seja, os exploradores polares têm uma grande dificuldade com o ar devido sua altitude, etc. Os cientistas no primeiro mês perdem de 3 a 12 quilos facilmente. Quer emagrecer? Antártida é o melhor lugar para isso!

Para o aquecimento é usado um gerador a diesel.  Houve um incêndio na estação onde foi destruído o principal gerador. Eles ficaram 8 meses sem aquecimento, mas como para tudo há um jeito. Os russos encontraram uma maneira eficaz construindo um forno e usaram o diesel que restou.

Na residência a temperatura é de +15 graus. Mais nos laboratórios e no refeitório a temperatura cai para +5 graus. Além das roupas quentes os russos treinam bastante para aquecer-se.

Bom, eles afirmam que na Antártida tem o seu próprio cheiro. É um cheiro que não dá para explicar, entretanto, o mais próximo é de caramelo e baunilha. É assim que eles definem o cheiro desse continente. Lembrando que não é somente os russos, mas outros cientistas também afirmam sobre o cheiro na Antártida.

Os costumes e entretenimento.

6 1 400x266 - A estação polar russa

Não é todo novato que consegue ficar no local. Quando o transporte traz os novatos, geralmente fica por alguns dias na espera se o novato vai se adaptar ou não. Muitos deles não se adaptam, tem logo problemas no pulmão e tem que serem evacuados as pressas e não podem voltar mais. Nem todos tem saúde forte para morar num local desses. Eu já chego a conclusão que saúde mental também não, dado que é preciso ter um psicológico muito forte para encarar uma aventura como essa.

Na estação mora de 12 a 20 pessoas e sempre há substituições. O caso é que o acesso ao local é somente no período de 4 meses do ano. Nem todos os medicamentos e suprimentos necessários eles recebem a tempo. Fugir da base é impossível e nem tem para onde fugir, principalmente se bater a depressão das noites polares vai ter que aguentar.

7 1 400x266 - A estação polar russa

As noites longas  polares duram 120 dias do ano.

8 1 400x247 - A estação polar russa

Bebidas alcoólicas tem e de sobra. Com noites longas e depressivas, clima o ano inteiro gelado. É impossível não pensar em que eles não bebem, mas bebem e muito para aguentar tudo isso e fora a distância da casa, da família. Realmente, eu acredito que jamais conseguiria ficar muito tempo num lugar desses. O próprio geografo Siérguie Bushmanov afirmou que chegou a consumir 200 garrafas de vodca 75.º no período das noites longas e quando acabou o jeito foram improvisar com álcool fazendo uma bebida russa caseira com um teor alcoólico muito alto.

Na estação tem o quarto de descanso e diversão. Eles têm pouco tempo para se divertir, ou seja, entreter-se, dado que eles estão o tempo todo estudando e pesquisando. Tem televisão, vídeo game e mesa de bilhar. Na televisão somente os filmes já escolhidos. Não se esqueça nesse planeta chamada Antártida não tem canais de televisão.

Porque os russos precisam da estação "Vostôk"?

9 1 400x300 - A estação polar russa

11 1 400x266 - A estação polar russa

Sim. Os russos fazem essa pergunta. Para que gastar com uma estação num local tão severo e perigoso para a saúde dos cientistas?

12 1 400x267 - A estação polar russa

O caso é que eles tem um papel muito importante fazendo pesquisas cientificas no local. Eles buscam dados sobre a mudança climática. Fazem observações geográficas. (Pense, eles estão próximos do polo sul da terra. Qual melhor local no planeta para fazer isso?!) Foi exatamente a essas pesquisas no local que descobriram sobre o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global? Parando para pensar há sim um lado positivo e apesar de todas as dificuldades vale a pena a estação funcionar.

10 2 400x225 - A estação polar russa

Agora a principal questão aqui é porque justamente a estação russa "Vostôk" é tão importante? O fato é que ela se encontra sobre um grande lago muito antigo desde do tempo em que a Antártida tinha um clima quente. Esse é um lago pre-histórico. Embaixo da grossa camada de gelo encontra-se a água em forma líquida, pois os cientistas fazem uma fenda na superfície para chegar até a água onde é utilizada para pesquisas de micro-organismos. Por enquanto os trabalhos de pesquisas perfurando a primeira grossa camada de gelo do lago não trouxe muitas novidades, mas a intenção é conseguir perfurar a segunda camada e continuar as pesquisas no intuito de encontrar  algum segredo sobre a formação do nosso planeta. Nunca sabemos o que um lago pré-Histórico pode ter guardado.

E, vamos ficar na espera de alguma novidade!




Gostou?! Então compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *